O cineasta americano de ascendência indiana M. Night Shyamalan é um dos diretores e roteiristas de cinema mais conhecidos de sua geração. Sua trajetória teve início nos anos 90, e o estrondoso sucesso de “O Sexto Sentido” o catapultou para um dos mais importantes diretores de Hollywood.
Shyamalan se destaca por sua assinatura autoral: filmes de gênero, especialmente suspense e horror, entrelaçados com dramas e elementos fantásticos, e claro, grandes reviravoltas no roteiro. Sua construção formal e cênica são o forte do seu cinema, o que lhe rendeu comparações com grandes mestres, como Hitchcock e Spielberg.
Leia mais:
Ao longo de sua carreira, Shyamalan dividiu opiniões. Seus filmes geraram reações distintas entre público e crítica, criando uma legião de fãs que defendem sua genialidade e outro grupo que questiona a qualidade de suas obras mais recentes.
Apesar das controvérsias, Shyamalan permanece como um nome singular no cinema contemporâneo. Seus trabalhos, mesmo os mais divisivos, instigam reflexões e debates. Em vista disso, faremos uma seleção dos seus 10 melhores filmes. Confira abaixo a nossa lista.
M. Night Shyamalan: top 10 filmes
Sexto Sentido (1999)
- Disponível para assinantes do Star +.
O suspense sobrenatural é o segundo filme e o primeiro grande sucesso de Shyamalan. O longa rendeu 6 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Roteiro para Shyamalan, e se tornou um grande marco da cultura pop, com frases e momentos extremamente icônicos.
Na história, acompanhamos um psicólogo que precisa ajudar um jovem garoto. Porém, o caso é especial: o garoto enxerga pessoas mortas. Lidar com a habilidade do garoto levará os dois a consequências dramáticas e sobrenaturais.
O filme é extremamente lembrado por sua história imprevisível e pelas atuações de Bruce Willis, Toni Collette e Haley Joel Osment (o mesmo de A.I. Inteligência Artificial).
Corpo Fechado (2000)
- Disponível para assinantes do Star +.
Mais um sucesso de crítica de Shyamalan. “Corpo Fechado” é um filme que se inspira na mitologia dos quadrinhos e é o primeiro filme de uma trilogia intitulada “Eastrail 177”. Em 2011, a Time listou-o como um dos dez melhores filmes de super-heróis de todos os tempos.
Na trama acompanhamos o segurança David Dunn, que sai completamente ileso de um trágico e fatal acidente de trem. Intrigado com o acontecimento, ele tenta encontrar respostas, até que encontra o misterioso Elijah Price, um colecionador de revistas em quadrinhos que possui uma doença que o deixa com o corpo debilitado.
Bruce Willis retorna à parceria com Shyamalan e estrela o longa, que também conta com Samuel L. Jackson e Robin Wright.
Fragmentado (2016)
- Disponível para assinantes da Netflix, Star + e Amazon Prime Video.
Segundo filme da trilogia “Eastrail 177”. Se em “Corpo Fechado” acompanhamos a origem de um herói, desta vez é a gênese de um vilão. O filme também foi bem recebido por crítica e público, inclusive estando presente na lista de melhores filmes do ano da Cahiers du Cinéma.
Na trama, três adolescentes são sequestradas por Kevin, um homem com 23 personalidades distintas. Para além da árdua tarefa de escapar do cativeiro, elas precisam desvendar os mistérios por trás das diferentes personas de Kevin e o motivo do sequestro, que tem uma aura sobrenatural.
O filme conta com James McAvoy em uma atuação extremamente elogiada, além de Anya Taylor-Joy e Betty Buckley.
Vidro (2019)
- Disponível para assinantes do Star +.
Filme que encerra a trilogia “Eastrail 177” e reúne os personagens de “Corpo Fechado” e “Fragmentado” em um confronto. Temos o retorno dos personagens principais de Bruce Willis, Samuel L. Jackson e Anya Taylor-Joy, além da inclusão da atriz Sarah Paulson em um papel de destaque.
Após os eventos de “Fragmentado”, Kevin está solto na cidade e continua a realizar sequestros de garotas, mas agora está sendo caçado por David. E todo o embate entre os dois parece estar sendo influenciado por Elijah. Porém, a presença da psiquiatra Ellie Staple, que trata pacientes com delírios de grandeza, adiciona mais camadas de mistério e suspense à trama.
Sinais (2002)
- Disponível para assinantes do Star +.
Filme de suspense e terror de invasão alienígena, “Sinais” foi bem recebido pela crítica e pelo público em seu lançamento, sendo considerado por muitos como um dos melhores filmes do diretor.
Vultos estranhos surgem nas plantações de milho, deixando rastros e marcas misteriosas na fazenda da família Hess. O pai, um ex-pastor atormentado pela perda da esposa em um acidente de carro, luta para manter a fé e proteger sua família diante do terror extraterrestre que se aproxima.
A Vila (2004)
- Disponível para assinantes do Star +.
O primeiro filme mais divisivo do público e da crítica de Shyamalan, recebendo desde duras críticas até a presença na lista de melhores filmes do ano da Cahiers du Cinéma.
Na história, acompanhamos a vida dos habitantes de uma pequena vila isolada. Os moradores tentam manter-se afastados do contato com o mundo exterior e evitam passar além dos limites da comunidade. No entanto, o local é cercado por criaturas misteriosas e perigosas. Porém, quando um jovem se fere em um acidente e precisa de remédios, uma jovem cega, que o ama, decide ir até a cidade mais próxima em busca de ajuda.
O filme conta com um grande elenco, com nomes de peso como Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix, Adrien Brody, William Hurt, Sigourney Weaver e Brendan Gleeson.
A Visita (2015)
- Disponível para aluguel e compra na Amazon Store, Google Play e Apple TV.
Filme de terror com estilo found footage, “A Visita” marca o retorno de M. Night Shyamalan após os filmes “O Último Dobrador de Ar” e “Depois da Terra”, que não agradaram tanto à crítica e ao público.
A história gira em torno de dois irmãos adolescentes que viajam para passar férias na casa isolada de seus avós maternos, que nunca conheceram antes. O motivo? Um antigo desentendimento entre os avós e a mãe dos meninos, que durou 15 anos. Mas o que era para ser um reencontro familiar se transforma em um pesadelo.
Fim dos Tempos (2008)
- Disponível para assinantes do Star +.
O filme apocalíptico de suspense controverso. Não foi bem recebido por grande parte da crítica, porém teve um bom desempenho nas bilheteiras. Apesar da recepção negativa, muitos fãs veem este filme como uma expansão mais ousada do estilo do diretor e flertando com influências de filmes B, influência mencionada pelo próprio Shyamalan em entrevistas.
Quanto à história, as pessoas começam a se suicidar em massa sem motivo aparente. O evento apocalíptico toma conta do país, e acompanhamos a família de um professor de ciências tentando sobreviver.
Batem à Porta (2023)
- Disponível no para assinantes do Globoplay.
- Disponível para aluguel e compra em Apple TV e Amazon Video:
Mais um filme apocalíptico do diretor, baseado no livro “Chalé no Fim do Mundo”, de Paul Tremblay. Recebeu críticas boas, porém moderadas, da crítica.
Um casal e sua filha aproveitam as férias em sua cabana na floresta. A tranquilidade é interrompida quando quatro estranhos armados batem à porta. Os visitantes, guiados por visões apocalípticas, apresentam uma exigência trágica: a família precisa sacrificar um de seus membros para evitar o fim do mundo.
No elenco temos nomes como Dave Bautista, Jonathan Groff, Ben Aldridge e Rupert Grint.
A Dama na Água (2006)
- Disponível para assinantes do Max e do Oldflix.
Um dos filmes mais divisivos da carreira de Shyamalan, também teve uma produção conturbada. Desde trocas de estúdio (da Disney para Warner) até acusações públicas do diretor à Disney, alegando que a empresa limitava seus artistas e buscava apenas bilheteria.
No enredo, acompanhamos a história de um síndico de condomínio (Paul Giamatti) que descobre uma mulher misteriosa (Bryce Dallas Howard) nadando na piscina do local. Ele logo descobre que ela é, na verdade, um ser místico e precisa ajudá-la a retornar ao seu lar.
Muitos críticos consideram o filme confuso e pretensioso, porém muitos outros elogiam a originalidade e ousadia de Shyamalan, como a Cahiers du Cinéma, que o colocou novamente em sua lista de melhores do ano.