A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, publicou o clipe da música Worldweight, de August Kamp, em seu canal no YouTube nesta semana. E todas as cenas foram geradas no Sora, plataforma da empresa que gera vídeos a partir de comandos de texto.
Para quem tem pressa:
- A OpenAI divulgou o clipe da música Worldweight, de August Kamp, gerado inteiramente no Sora, plataforma com IA que gera vídeos a partir de comandos de texto;
- O vídeo traz cenas visualmente etéreas e abstratas diversos ambientes, como praias nubladas e florestas, alinhadas com a emoção e inspiração da música;
- August Kamp conta, na descrição do clipe, que a música e o vídeo são expressões profundas de suas emoções e visões internas. Ela também destaca a capacidade do Sora de materializar visões e sentimentos que anteriormente eram privados e inexprimíveis;
- Além de Kamp, outros artistas têm explorado o Sora para suas obras, indicando um crescente interesse e potencial artístico na tecnologia de geração de vídeos baseada em IA.
O clipe de Worldweight consiste numa série de takes curtos, na proporção 8:3, com imagens difusas de vários ambientes. O vídeo mostra, por exemplo, um dia nublado na praia, um santuário no meio de uma floresta e pedaços de tecnologia alienígena. É uma experiência etérea única.
Leia mais:
Sora e arte
Não se sabe quais foram os prompts de texto usados no Sora (Kamp não compartilhou essa informação). No entanto, ela explicou a inspiração por trás deles na descrição do vídeo. Confira abaixo:
“Esta obra de arte é o meu coração e alma. Me lembro de como me senti quando estas notas se derramaram pelas minhas mãos e sobre as teclas do meu sintetizador há quase dois anos. Me lembro de como chovia lá fora e de como me senti sortuda por poder transformar esses sentimentos numa música – algo que pudesse segurá-los para que eu não precisasse mais. Fechei meus olhos enquanto tocava – algo raro para mim, pois não conheço bem as teclas – mas fechei os olhos e vi imagens em minha mente.
Isso é o que o Sora faz melhor, na minha opinião. Pegar essas imagens que guardei por dois anos e dizer ‘August, podemos compartilhar isso com as pessoas’. Isso é o que acho especial sobre esta ferramenta. Posso compartilhar o que antes estava trancado atrás dos meus olhos fechados – sozinho.
O que quero dizer é que é assim que a música sempre ‘pareceu’, é só que agora posso mostrar a vocês.“
August Kamp não é a única artista que tem usado o Sora para criar. A produtora Shy Kids, por exemplo, publicou recentemente um curta-metragem no YouTube chamado Air Head, também feito no Sora. O curta funciona como uma espécie de trailer sobre uma produção de um homem com uma bexiga no lugar da cabeça.
A OpenAI publicou recentemente um compilado das primeiras impressões dos artistas que usaram o Sora para criar suas obras.