O uso da Inteligência Artificial já se tornou comum no cotidiano de profissionais e equipes de marketing. De acordo com o relatório Tendências de AI Trends for Marketers 2023, 48% das equipes e profissionais de marketing utilizam a IA para a criação de conteúdo.
Não é por menos: trata-se de um mecanismo poderoso para ampliar a produção de conteúdo e manter uma estratégia consistente—claro, se usado com responsabilidade para não comprometer a qualidade da estratégia.
E é justamente entendendo a importância do toque humano na criação de conteúdo e dos benefícios gerados pela IA que a Rock Content reuniu o melhor dos dois mundos em um marketplace de talentos: a WriterAccess.
A WriterAccess é o nosso marketplace de conteúdo, que oferece acesso a uma base de talentos cuidadosamente selecionada, composta por redatores, designers, editores, tradutores e estrategistas com diversas especializações, capazes de criar conteúdos em uma variedade de formatos e níveis de complexidade.
Além disso, a plataforma integra ferramentas de IA para tornar o processo ainda mais eficiente.
Existem diversas maneiras pelas quais as ferramentas de IA do WriterAccess podem otimizar e expandir o processo de criação de conteúdo. Neste artigo, apresento as três que mais utilizo em meu cotidiano para garantir a eficiência na criação e no planejamento de conteúdo.
1. Criação e Manutenção de Personas
Ter personas atualizadas é fundamental para qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Elas servem para aprofundar nosso conhecimento sobre nosso público, o valor do nosso produto para ele, definir os canais de comunicação, linguagem, tom de voz, dentre vários outros benefícios.
Uma das mais recentes ferramentas de Inteligência Artificial da WriterAccess é o AI Persona Builder.
Ela cria personas de forma ágil e eficiente com base em dados. Basta alguns prompts e o domínio do seu site, e pronto: a IA é capaz de levantar os dados necessários, como modelo de negócio, dores do público-alvo e resumo da empresa. Esses dados alimentam a Inteligência Artificial para gerar personas precisas e aderentes aos seus produtos e negócio.
Utilizando o AI Persona Builder, eu consigo definir minhas personas baseadas em dados, editá-las e atualizá-las com rapidez e eficiência.
Com isso, eu garanto mais assertividade em minhas estratégia de Marketing de Conteúdo, e consigo fornecer mais informações para os redatores da WriterAccess para a criação de conteúdos ainda melhor direcionados.
2. Definição de tópicos
Agora que sabemos quem é a nossa persona, precisamos garantir uma produção de conteúdo recorrente e relevante que a alcance.
Para isso, você precisa pensar em conteúdos estratégicos, que vão de encontro com as necessidades da sua persona e aos seus serviços e soluções.
Para te ajudar nessa etapa, a WriterAccess também criou e implementou duas ferramentas de Inteligência Artificial, o AI Content Wizard e o AI Content Idea Generator (esse último nas versões pagas e gratuita, disponível para não assinantes da plataforma).
O primeiro, AI Content Wizard, traz sugestões de conteúdo baseado em seus dados ou em um tema específico—você traz o tema, e a IA ajuda a propor conteúdos com base em dados.
Os temas são sugeridos com base em uma análise de gap levando em consideração palavras-chave, sua indústria e concorrentes que demoraria horas (se não dias) para ser feita por um especialista.
Com apenas cinco prompts, ele te ajuda a explorar melhores oportunidades para conseguir tráfego orgânico. Essa IA é particularmente boa para estratégia de Topic Clusters, ou seja, grupos de conteúdo em torno de um tópico principal de forma interconectada.
Uma estratégia de Topic Cluster tem como objetivo impulsionar os resultados de rankeamento para uma palavra-chave específica, normalmente aquela de maior importância e dificuldade para seu mercado.
Já o AI Content Idea Generator, por sua vez, sugere tópicos de três formas: pela análise do domínio, por outros conteúdos que você já solicitou antes na WriterAccess ou através de detalhes como palavras-chave, audiência e descrição dos seus produtos/serviços.
É mais genérico que o AI Content Wizard, mas pode ajudar a superar bloqueios criativos e ter novas ideias de forma rápida.
Ambas são complementares e trabalham fortemente na escalabilidade da produção de conteúdo, continuidade da estratégia e alinhamento de tópicos.
3. Desenvolvimento de uma Estratégia de Backlinks
A estratégia de backlink funciona como uma indicação de um site para outro, uma linkagem que funciona como uma referência e, assim, impacta diretamente na aquisição de tráfego, fortalecimento de marca, e construção de relacionamentos.
Sabendo da sua importância para SEO, para o desenvolvimento estratégico e o crescimento da marca, a WriterAccess desenvolveu o AI Backlink Matcher, que funciona basicamente como um aplicativo de relacionamento, mas que ao invés de unir casais, une empresas com compatibilidade de interesses para a construção de novos conteúdos em parceria, ou para trabalharem a autoridade de domínio nos conteúdos já produzidos em seus respectivos blogs.
Para funcionar, o AI Backlink Matcher solicita algumas informações para entender mais sobre o que você busca e o que pode ofecer em uma parceria e, assim, te conectar com empresas relevantes.
Dessa forma, além de ter a persona construída e de ter tópicos sugeridos de forma recorrente e estratégica, você consegue dentro da plataforma encontrar outras empresas que, assim como a sua, estará escalando as estratégias de SEO com táticas bem sucedidas como backlinks.
Conclusão
Garantir que a produção de conteúdo esteja rodando, com qualidade e escala, de forma eficiente pode ser um enorme desafio. É por isso que, quanto mais centralizarmos nossas operações em uma única plataforma, melhor.
Usando a ampla base de talentos da WriterAccess, suas ferramentas de gestão de produção de conteúdo e ferramentas de Inteligência Artifical, é possível garantir mais eficienência, escalabilidade e assertividade.
E, com base nas cinco etapas da estratégia de marketing de conteúdo, conseguimos cobrir planejamento, definição de persona e criação de conteúdo.
Faça um teste gratuito por 14 dias para entender se faz sentido incluir na rotina do seu time de marketing.