Pular para o conteúdo

4 benefícios do alho para a saúde, segundo a ciência

O alho é um ingrediente bastante presente em diversas cozinhas ao redor do mundo. Como tempero, a planta é quase uma unanimidade. Mas o alho também apresenta benefícios para além da cozinha, e se estende para a saúde.

Os sumérios, por exemplo, o utilizavam como remédio nos primórdios da civilização humana. Há registros de uso medicinal também entre egípcios, chineses, gregos e romanos.

No Antigo Egito, os construtores de pirâmides acreditavam que consumir o alho de forma diária ajudava no aumento da força e da resistência. Em várias culturas, a planta é vista como elemento de proteção no sentido religioso.

Imagem: AlexAnton/Shutterstock

O alho se originou na Ásia, mas se espalhou mundialmente por meio do comércio e das migrações humanos, de acordo com artigo do The Conversation. A Rota da Seda, por exemplo, foi uma rota de comércio bastante ativa no século e facilitou a disseminação da planta para Europa e Oriente Médio e, mais tarde, para África e Américas.

Quais os benefícios do alho para a saúde?

O alho conta com uma composição complexa de mais de 2 mil substâncias orgânicas. Os componentes químicos de alimentos que têm benefícios para a saúde são chamados de nutracêuticos, já que são nutritivos e terapêuticos ao mesmo tempo.

Mulher da área da saúde segurando maquete cartunizada de par de pulmões partido ao meio
(Imagem: Tattoboo/Shutterstock)

Leia mais:

Veja abaixo alguns dos benefícios do alho:

  • Propriedades antimicrobianas e anti-infecciosas: Uma pesquisa mostra que a utilização de várias formas de alho, desde in natura até o extrato e alho em pó diminuem microorganismos. As substâncias anti-infecciosas matam ou inibem o crescimento de patógenos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Estudos demonstraram essa função do alho em algumas bactérias como Staphyloccocus aureus (que provoca infecções na pele), Escherichia coli (causadora de infecção urinária) e Klebsiela pneumoniae (geradora de problemas no trato respiratório). Além disso, o alho atua no controle do fungo Candida albicans que causa candidíase.
  • Atuação contra infecções e hipertensão arterial sistêmica: O alho conta com a substância alicina, que atua contra infecções e hipertensão arterial sistêmica.
  • Controle dos níveis de gordura: No Memento Fitoterápico, da Farmacopeia Brasileira, um dos benefícios indicados do alho é sua capacidade de auxiliar no controle de níveis elevados de lipídios no sangue e na prevenção da aterosclerose.
  • Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antitumorais: essas propriedades podem torná-lo útil, futuramente, para uso em medicamentos no tratamento de diversas doenças.