Você sabia que existem plataformas para verificar se um site ou app está fora do ar? Além do Downdetector, o Down for Everyone or Just Me ajuda a confirmar se existe um problema na sua conexão ou no serviço. A seguir, conheça cinco dicas para confirmar instabilidades nas plataformas.
Leia mais:
1) Downdetector
O Downdetector reúne relatos de instabilidades pela internet. A plataforma é resumida em uma grade com diversos serviços, como sites, redes sociais, operadoras e afins, com gráficos que indicam se há um problema ou não. O portal ainda mostra o motivo das quedas e um mapa de calor com os locais onde há mais incidência.
2) Down for Everyone or Just Me
Outra opção é testar o site diretamente pelo Down for Everyone or Just Me. O serviço oferece uma caixa de texto para incluir o endereço e verificar se há algum problema no site. Assim você pode verificar se é um problema na sua conexão ou se a plataforma realmente está fora do ar.
3) Twitter/X
Se você testou essas alternativas e todas elas indicaram que não há problemas, busque por relatos no Twitter/X. Acesse a busca da rede social e procure por termos como “whatsapp fora do ar”, “instagram não carrega” e afins. Em seguida, verifique se há publicações recentes de outras pessoas se queixando de dificuldades para usar as plataformas.
4) Desligue o Wi-Fi
Em alguns casos, o problema pode estar relacionado à conexão, e não à plataforma em si. Portanto, se você está acessando o serviço pelo celular, tente desligar o Wi-Fi e utilize a sua rede móvel. Depois, verifique se o serviço está funcionando ou não.
5) Consulte o site ou perfil oficial
Algumas plataformas oferecem uma página de status, para verificar se há problemas no serviço. É o caso do Trello, que diz se o app está operacional ou não. Perfis oficiais em redes sociais também podem relatar se há falhas reconhecidas nas plataformas.