A memória RAM é uma peça de hardware que possui funções como auxiliar no acionamento de programas e manter vários aplicativos rodando normalmente ao mesmo tempo. Contudo, quando a RAM enfrenta congestionamento, o PC fica mais lento e os softwares engasgam.
Pensando nisso, separamos uma lista com várias dicas para você otimizar a memória RAM do seu PC com Windows 11. Sugestões incluem desde a utilização de apps terceiros a mudanças de hábito durante o uso do computador.
5 dicas para otimizar a memória RAM no Windows 11
Mantenha a limpeza em dia
Arquivos e programas que funcionam em segundo plano podem exigir muito da memória RAM, o que faz o sistema ficar mais lento como um todo. Então, quando você os exclui, isso libera mais espaço na RAM e pode otimizar o desempenho, já que esses arquivos que funcionam em segundo plano deixam de existir. Por isso, mantenha o PC limpo, excluindo aquilo que já não utiliza e deletando o que sobrou na lixeira.
Para ajudar na exclusão de arquivos inúteis, vá em Biblioteca > Meu computador > clique com o botão direito do mouse e acesse Propriedades > Limpeza de disco > selecione as pastas desejadas e confirme a ação.
Também indicamos a utilização do CCleaner: um dos softwares clássicos quando se trata de limpar o computador, visto que ele remove dados de cache, cookies, arquivos duplicados, e muitos outros dados.
Não execute tarefas pesadas demais
Outro fator muito importante é não exceder o limite da sua memória RAM. Por exemplo, se o seu hardware tem apenas 4GB de RAM, é contraindicado que você rode programas pesados e complexos, como jogos ou o Photoshop.
Então, qualquer tarefa que exija muito da sua memória RAM deve ser repensada tendo em vista as características do hardware. Se você não respeitar o seu sistema, ele vai travar muito e impedir que você consiga utilizá-lo corretamente.
Desative a inicialização de programas desnecessários
Quando você liga o computador, há vários aplicativos que são acionados ao mesmo tempo. Durante esse processo, alguns PCs enfrentam certa lentidão, causada pelo uso exagerado da memória RAM. Para resolver isso, basta desativar o acionamento automático desses apps durante a inicialização do sistema.
Vá em Menu Iniciar > Gerenciador de Tarefas > Inicialização > selecione os programas que não devem ser acionados durante a inicialização, clique com o botão direito do mouse e selecione “Desabilitar”.
Leia mais:
Muitos aplicativos deixam de responder e engasgam, impedindo que você encerre o programa ou que realize qualquer mudança nele. Em um caso como esse, o mais indicado é utilizar o Gerenciador de Tarefas: um software que analisa cada app em funcionamento no PC e que permite o encerramento forçado de cada um. Fazer isso é importante porque pode ajudar a “desobstruir” a memória RAM, acabando com a lentidão do sistema, por exemplo.
Para isso, basta acessar a barra de busca no Menu Iniciar, procurar por “Gerenciador de Tarefas” e selecioná-lo. Em seguida, selecione a aba “Processos”, procure pelo aplicativo problemático, clique nele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Encerrar”.
Além disso, o Gerenciador de Tarefas também é muito útil quando o usuário utiliza navegadores que “sugam” a memória RAM. Isso porque, com o Gerenciador aberto, você consegue verificar se há mais abas abertas no browser do que você consegue ver e encerrá-las rapidamente, o que melhora a intuição do PC.
Utilize um navegador amigável para RAM
Alguns navegadores devoram a memória RAM, como o Google Chrome. Dessa forma, quando esse browser está aberto, ele suga muita memória e faz o desempenho do computador cair significativamente. Nesse caso, o ideal é substituir o navegador por um que seja mais amigável para a memória RAM.
O Opera GX permite que você limite a quantidade de memória RAM que o browser pode utilizar, o que facilmente impede o software de consumir o hardware exageradamente e causar problemas como lentidão.