Pular para o conteúdo

5 melhores documentários de crimes que aconteceram no Brasil

Nos últimos dois anos, os melhores documentários de crimes e investigação que aconteceram no Brasil chegaram as principais plataformas de streaming. São casos que repercutiram muito no país, causando bastante comoção na população, e despertando ainda mais o senso de justiça das pessoas, já que alguns deles estão sem solução até hoje.

A maioria das produções reúne depoimentos das principais figuras envolvidas, e alguns apresentam entrevistas até mesmo com os acusados em questão. Quer saber mais sobre esses documentários? Confira a seguir!

Leia mais

Melhores documentários de crimes que aconteceram no Brasil

1 – Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho

Vale o Escrito serie da Globoplay sobre o jogo do bicho Divulgação Globoplay
Vale o Escrito, série da Globoplay sobre o jogo do bicho/ Imagem Divulgação Globoplay

Uma produção original do Globoplay, o documentário “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” é um dossiê de peso. O seu conteúdo é rico em informações e reúne todas as nuances da história das famílias que dominam a contravenção e sustentam o Carnaval carioca.

Além disso, conta com uma série de entrevistas dos principais sobreviventes dessa história. Desde ex-mulher de bicheiro assassinado, filhos, jornalistas e figuras importantíssimas para o desfecho dos inúmeros assassinatos que o jogo do bicho coleciona até hoje.

Onde assistir: Globoplay

2 – Volta Priscila

Volta Priscila Imagem Divulgação Disney+
Documentário Volta Priscila/Imagem Divulgação Disney+

A série “Volta Priscila”, lançada em 25 de setembro de 2024, é um caso de investigação, pois não há crime ligado à história. Dessa forma, o documentário aborda hipóteses sobre possíveis crimes que possam ter ocorrido com a personagem principal: Priscila Belfort.

Produzido pelo Disney+, o documentário conta a história de desaparecimento da irmã do lutador Victor Belfort que repercutiu muito na mídia em 2004. A produção levanta dúvidas sobre a investigação feita na época, pois segundo alguns indícios foram descartadas informações importantíssimas no caso.

Onde assistir: Disney+.

3 – A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio

A Vítima Invisível o caso Eliza Samudio Imagem Divulgação Netflix
A Vítima Invisível: o caso Eliza Samudio/Imagem Divulgação Netflix

O crime que envolveu o então goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, em 2010, chocou o país com as muitas perversidades em torno do assassinato de Eliza Samudio. A modelo, que teve um filho do goleiro, teria sido assassinada a mando dele com crueldade, mas até hoje a polícia não conseguiu localizar o corpo da vítima.

Contudo, o principal viés da história narrada no documentário é dar voz a essa vítima tão desprezada pelos órgãos públicos na época. Afinal, a produção mostra que por diversas vezes a jovem foi ameaçada, porém, em nenhuma delas foi ouvida de fato.

Onde assistir: Netflix.

4 – Isabella: o Caso Nardoni

Mãe de Isabella Nardoni na série
Mãe de Isabella Nardoni na série “Isabella: o Caso Nardoni “/Imagem Reprodução Netflix

Lançado pela Netflix em agosto de 2023, a série documental “Isabella: o Caso Nardoni” relembra a história de assassinato de uma menina de cinco anos, cujos autores condenados são seu pai e sua madrasta. O crime que aconteceu em 2008 é resgatado na produção sob a ótica do livro “O pior dos crimes – A história do assassinato de Isabella Nardoni”, do jornalista Rogério Pagnan.

Embora o caso já seja bastante divulgado na mídia, no documentário há cortes de reportagens sobre o crime e entrevistas inéditas de testemunhas, familiares e profissionais envolvidos. Além disso, o longa conta com mais de 5 mil itens de arquivo fotográfico vindo da mídia e do acervo da família.

Onde assistir: Netflix.

5 – Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez

Daniella Perez Imagem Divulgação Prime Video
Daniella Perez/ Imagem Divulgação HBO Max

Lançado no HBO Max em julho de 2022, o documentário relembra o triste assassinato da atriz Daniella Perez, filha da autora Glória Perez. A atriz foi assassinada pelo colega de trabalho em 1992, o ator Guilherme de Pádua. O crime que já completa mais de 30 anos e envolve mistérios e acontecimentos estranhos até hoje.

Para se ter uma ideia, após cumprir sua pena, o ex-condenado por homicídio se dizia arrependido, virou pastor, se casou e fazia parte da Igreja Batista da Lagoinha, muito conhecida entre famosos. No entanto, em novembro de 2022, quatro meses após o lançamento do documentário, veio a falecer em sua casa em decorrência de um infarto.

Segundo o ator Raul Gazolla, esposo de Daniella Perez na época do crime, o documentário serviu como uma “pena de morte” para Guilherme de Pádua. Afinal, há a hipótese de que Guilherme não teria aguentado a pressão após a repercussão da produção. Além de deletar seu perfil no Instagram, o ex-condenado por assassinato teve que se afastar do seu trabalho como pastor que realizava nos presídios após a divulgação da série.

Onde assistir: Max e Prime Video.