A 4ª fase da Copa da Inglaterra deixará obrigatoriamente um dos grandes pelo caminho na briga pelo título. Isso porque Tottenham e Manchester City duelam nesta sexta-feira (26), às 17h (de Brasília), em Londres, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
O confronto pesado coloca frente a frente dois técnicos de vocação ofensiva (Ange Postecoglou e Pep Guardiola), times que lutam pelas primeiras posições da Premier League e uma história recente que atormenta, e muito, os comandados do espanhol.
Desde julho de 2016, quando o Guardiola iniciou o trabalho no Etihad Stadium, o Tottenham é uma de suas grandes pedras no sapato do Manchester City. São oito vitórias sobre o atual tricampeão inglês, muitas delas em situações importantes ou que atrapalharam a equipe azul em seus objetivos.
Soma-se a isso o fato de o City não ter feito sequer um gol na nova casa dos Spurs e perdido todos os cinco jogos que disputou no estádio.
Será que vem mais um capítulo para esse livro feliz para os londrinos, mas triste para os mancunianos? Difícil cravar, mas, para que a história não seja esquecida, o ESPN.com.br lista abaixo cinco vezes em que o Tottenham fez o City de vítima na “Era Guardiola”.
(Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e BetFair.net)
Primeiro algoz
A primeira derrota de Guardiola no comando do Manchester City foi justamente para o Tottenham na temporada 2016/17. Após uma arrancada com dez vitórias seguidas e um empate com o Celtic pela Uefa Champions League, a equipe azul foi a Londres para visitar os Spurs no antigo White Hart Lane e se deu mal.
Aleksandar Kolarov (contra) e Dele Alli marcaram ainda no primeiro tempo e definiram a vitória do Tottenham de Mauricio Pochettino, em resultado que tirou o City dos trilhos. Foram seis jogos sem vencer, em uma série que prejudicou a equipe na corrida pelo título da Premier League.
Trauma na Champions
Na temporada 2018/19, o City ganhou os quatro títulos domésticos (Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra) pela primeira vez na história. Só não conquistou a inédita quintupla coroa justamente por causa do Tottenham.
Os clubes duelaram pelas quartas de final da Champions League, em um confronto que tinha amplo favoritismo do City. Mas os Spurs surpreenderam ao vencer em Londres por 1 a 0 e garantiram a classificação no critério de gols fora de casa ao perder por 4 a 3 no Etihad Stadium.
O City ainda chegou a marcar o quinto gol, que seria o da classificação, com Raheem Sterling, mas o atacante estava impedido por centímetros, o que anulou o lance. Até hoje a imagem de Guardiola caindo de joelhos na área técnica após decisão do VAR é usada em memes contra os Citizens.
Mourinhismo na veia
Em fevereiro de 2020, Tottenham x Manchester City marcou o reencontro entre dois técnicos que marcaram gerações, com José Mourinho pelo time da casa e desafiando o então campeão Pep Guardiola.
Enquanto os times atuaram 11 contra 11, o City dominou o Tottenham e teve até um pênalti perdido, por Ilkay Gundogan. No início do segundo tempo, Zinchenko foi expulso e deixou os Spurs com vantagem. Bergwijn e Son marcaram em dois lances quase seguidos e mataram o confronto.
Derrota dramática no fim
Então campeão, o City entrou na temporada 2021/22 como grande favorito ao troféu. Começou de maneira avassaladora como de costume e chegou à 26ª rodada com 20 vitórias e apenas duas derrotas. O problema é que o adversário seguinte era o Tottenham.
O time de Antonio Conte abriu o placar com Dejan Kulusevski e sofreu uma pressão insana até o empate, de Gundogan. Harry Kane recolocou os Spurs em vantagem, até Riyad Mahrez igualar de novo de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo.
Parecia que acabaria assim, mas Kane acreditou até o fim. O atacante, que havia fracassado na tentativa de se transferir para o City meses, definiu a vitória aos 50 do segundo tempo, naquela que foi a terceira e última derrota do City na Premier League. O título veio, mas em uma temporada com duas derrotas para o rival.
Empate com sabor de crise
Os clubes fizeram mais um empate repleto de gols em 3 de dezembro de 2023, quando o Tottenham visitou o City em Manchester e, apesar da imensa pressão que sofreu sobretudo no primeiro tempo, voltou para casa com um empate que mais pareceu vitória, pela história do jogo.
Son abriu o placar logo a 6 minutos, mas empatou ao fazer contra aos 9. Foden deixou o City em vantagem até Giovani Lo Celso igualar de novo. Jack Grealish anotou o 3 a 2, mas Kulusevski decretou o empate no último minuto.
Onde assistir a Tottenham x Manchester City?
Tottenham x Manchester City terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ na sexta-feira (26), às 17h.