O correio eletrônico ou o número de celular são os dados mais utilizadas para criar um perfil em um site ou plataforma, de maneira que estas informações ficam temporariamente conectadas aos perfis criados. Com o tempo, é comum que deixemos de utilizar determinado serviço, mas continuamos a receber mensagens diariamente sobre ele. Para resolver isso, separamos seis formas para ajudá-lo a encontrar as contas ligadas ao seu e-mail e número de celular e, assim, desconectar seus dados desses sites.
Vale lembrar que ao utilizar as dicas dispostas nessa matéria, os dados que irão aparecer em sua busca serão variáveis. Pode ser que apareçam, simultaneamente, resultados com seu número de celular e endereço de e-mail, ou apenas um desses dados. Tudo vai depender de quais informações você cedeu na internet.
Leia mais:
Ache as contas ligadas ao seu Gmail
Ao invés de preencher vários dados manualmente, a maioria dos sites e plataformas possibilitam que você crie um perfil apenas ao logar com sua conta do Gmail. Mas, apesar dessa facilidade, um hábito como esse enche sua caixa de mensagens muito rapidamente.
Por sorte, o Google disponibiliza uma interface bastante simples para resolver o problema. Para isso, faça login no seu Gmail, clique na miniatura da sua foto de perfil (no lado superior direito), e selecione o botão “Gerenciar sua conta do Google”. Em seguida, já na plataforma do Google, clique no botão “Segurança”, deslize a página para baixo até encontrar “Suas conexões com apps”, e clique em “Ver todas as conexões”.
Por fim, basta clicar em cada uma das conexões, que são os sites/plataformas aos quais seu e-mail está conectado, e excluir a conexão.
Examine demais plataformas de e-mail
Caso você utilize outras plataformas além do Gmail, ainda é possível verificar se o site de seu correio eletrônico disponibiliza uma seção para você editar onde seu e-mail foi conectado. No provedor Yahoo Mail, por exemplo, há uma aba chamada “Assinaturas” que lhe dá uma visão geral das conexões com sites terceiros.
Uma dica para isso é sempre verificar primeiro o setor de configurações de seu provedor de e-mail e, caso não encontre o local onde mostra suas vinculações com outras contas, vale à pena examinar outros setores de controle ou mandar um e-mail para a empresa provedora para tirar essa dúvida.
Faça uma pesquisa por e-mails antigos
Ao invés de verificar manualmente cada e-mail da sua caixa de mensagem, acesse a barra de busca da sua plataforma de correio eletrônico e clique no botão “filtros”. No campo de procura, você seleciona a opção “Todos os e-mails”, e no campo “Assunto” você insere palavras como “Verifique” ou “Verify”. Nas palavras-chave, vale à pena pôr “Sign up” e “Inscrição” ou “Inscreva-se”.
Em seguida, confirme a busca e o resultado trará todos os e-mails que deram match com essas palavras-chave.
Pesquise nos aplicativos mais utilizados
Os seus aplicativos também contêm informações claras sobre qual conta de e-mail foi utilizada para ser veiculada a ele. Portanto, acesse os apps desejados, clique no setor de configuração, selecione as informações das contas e procure pelo endereço de e-mail vinculado.
Além disso, muitos desses aplicativos também disponibilizam a relação de sites a que seu perfil está conectado. Por exemplo: se você fez login em uma plataforma usando sua conta do Facebook, então o app do Facebook vai mostrar todos os aplicativos conectados ao seu perfil e mostra também como desabilitar essa conexão.
Visite o seu gerenciador de senhas
Alguns navegadores disponibilizam de forma nativa um gerenciador de senhas; outros usuários, contudo, preferem utilizar um aplicativo separado. Seja como for, caso utilize um serviço como esse, também é essencial que você o visite para verificar seus dados.
Dentre as informações que esse serviço hospeda, é possível analisar quais e-mails e senhas foram conectados a determinados sites, o que torna muito mais fácil para você desabilitar qualquer conta que desejar.
Use a plataforma Namechk
Namechk é uma plataforma fácil de usar e com acesso totalmente gratuito. Se você utiliza um mesmo nome de usuário para diferentes tipos de perfis online, então clique na barra de pesquisa, digite o username e faça uma busca.
Se as plataformas que apareceram estão em vermelho, significa que o username está associado a uma conta nelas. Se apareceu em verde, então não há contas associadas a este nome de usuário. Isso vai facilitar o rastreio de perfis para onde seu nome de usuário e, consequentemente, seu e-mail, estão habilitados.
Com informações de Make Use Of.