A Tesla anunciou, neste sábado (30), que produziu seu sexto milionésimo carro elétrico (traduzindo: carro número seis milhões). E, aparentemente, foi um Tesla Model Y.
Para quem tem pressa:
- A Tesla anunciou a produção de seu sexto milionésimo carro elétrico – aparentemente, um Model Y. Assim, a empresa se destaca como a maior fabricante (cumulativa) de veículos elétricos;
- Desde a produção do quinto milionésimo veículo, em setembro de 2023, a Tesla manteve uma taxa de produção estável. Isso indica a possibilidade de atingir sete milhões de carros elétricos produzidos antes do final de 2024;
- As entregas acumuladas da Tesla ultrapassaram 5,45 milhões de unidades até o final de 2023, com os modelos 3 e Y representando a maior parte. E a Tesla continua a expandir sua linha de veículos (com o lançamento do Cybertruck, por exemplo);
- No entanto, a fabricante chinesa BYD tem se aproximado da Tesla em produção de veículos elétricos. A empresa asiática superou a Tesla em vendas de veículos elétricos em um trimestre de 2023. A empresa de Musk se prepara para possivelmente retomar a liderança no início de 2024.
A empresa de Elon Musk escreveu em sua página no X (antigo Twitter), rede social também de Musk: “Produzimos nosso carro de número 6 milhões! Obrigado aos nossos proprietários e equipes ao redor do mundo por seu apoio e trabalho árduo — isso realmente importa.” A postagem traz um vídeo curto com os funcionários comemorando a conquista.
Leia mais:
Sexto milionésimo Tesla
Nenhum outro fabricante de automóveis produziu tantos carros totalmente elétricos quanto a Tesla (cumulativamente), segundo o site Inside EVs. A Tesla produziu seu quinto milionésimo carro elétrico em 17 de setembro de 2023. Isso significa que levou cerca de seis meses e meio para adicionar outro milhão ao montante. O tempo entre o quarto e o quinto milhão de carros também foi estimado em mais de seis meses.
Isso significa que a taxa de fabricação parece estável. Se essa taxa se manter estável, antes do final de 2024 a Tesla celebrará a produção acumulada de sete milhões de carros elétricos.
No final de 2023, as entregas acumuladas da Tesla superaram 5,45 milhões de unidades, incluindo mais de 4,78 milhões de Model 3/Model Y. Se adicionarmos o primeiro trimestre, é certo que o duo Model 3/Model Y agora está acima de cinco milhões de unidades. Os outros modelos que a Tesla oferece são o Model S, Model X e o Cybertruck (que, por ora, não deslanchou).
BYD no retrovisor da Tesla
Outros fabricantes também têm atingido grandes números. A chinesa BYD tenta superar a empresa de Elon Musk e já conseguiu fazê-lo num único trimestre (o quarto de 2023). Em 2024, as duas podem estar próximas uma da outra.
Além disso, a BYD comemorou recentemente seu sétimo milionésimo carro plug-in. A empresa vendeu cerca de 3,5 milhões de carros totalmente elétricos e cerca de 3,5 milhões de híbridos plug-in. Isso significa que a diferença para a Tesla na categoria de carros totalmente elétricos é de 2,5 milhões de unidades.
No quarto trimestre de 2023, a BYD, pela primeira vez, vendeu um pouco mais de carros totalmente elétricos do que a Tesla. No entanto, a Tesla pode estar no topo no primeiro trimestre de 2024. Por isso, aguarda-se ansiosamente pelos resultados trimestrais, que devem sair nas próximas semanas.