Isis Valverde refletiu sobre a doença autoimune que sofre nas redes sociais, nesta sexta-feira (22/03), ao compartilhar um vídeo em que explica sobre o diagnóstico de doença celíaca. O distúrbio é causado pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada em aveia, cevada, trigo, centeio e derivados.
Através do seu perfil do Instagram, a artista contou que sofreu bastante até descobrir o problema. Na mesma época, após perder peso e ser internada, ela chegou a ser diagnosticada com anemia, depressão, anorexia e entre outros. Aos 19 anos, ela descobriu o distúrbio. “Como alguns já sabem, eu tenho a doença celíaca, que, basicamente, é uma condição autoimune em que o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, ou seja, eu não posso comer glúten de jeito nenhum. E, recentemente, gravei alguns stories respondendo vocês e falei sobre como é cuidar da minha alimentação durante as viagens e vi que surgiram algumas dúvidas e curiosidades sobre o assunto, então, resolvi gravar esse vídeo pra gente abrir esse diálogo por aqui e ter uma troca maior”.
“Aqui, trouxe um pouco da minha história e vivência com a doença e espero que isso traga um pouco de luz para quem está descobrindo ou tendo que lidar com ela, de alguma forma. Se cuidem, mantenham seus exames em dia e, se desconfiarem que possam ter a doença, busquem ajuda de um profissional“, esclareceu a famosa.
Isis Valverde explica diagnóstico de doença autoimune
Isis Valverde foi às redes sociais para compartilhar um desabafo sobre o seu diagnóstico da doença celíaca — uma condição que impede o paciente de ingerir alimentos com glúten por conta da intolerância. A atriz está viajando pelos Estados Unidos.
Através da sua conta do Instagram, a famosa explicou a dificuldade: “Cara, vou te falar, tenho dificuldade sim de me alimentar. Às vezes, eles falam que não tem glúten e tem. Aí fica tudo meio ruim para mim. Especificamente aqui, eu tenho uma liberdade muito grande quando vamos nos lugares, que até no menu tem escrito que contém glúten e que não contém glúten”.