Discord anunciou planos de começar a exibir anúncios em sua plataforma gratuita na próxima semana, uma mudança significativa de estratégia para a empresa que há muito tempo descartava essa opção.
Os anúncios, originários principalmente de desenvolvedores de videogames, oferecerão aos usuários recompensas por completar tarefas dentro dos jogos enquanto seus amigos assistem na mídia social, segundo The Wall Street Journal.
Esta decisão marca um momento de virada para a empresa, que busca impulsionar sua receita em meio a um cenário cada vez mais competitivo entre as empresas de tecnologia.
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Jason Citron, CEO do Discord, que anteriormente expressou resistência à ideia de depender de anúncios –como Facebook, Instagram e TikTok –, vê agora a inclusão de publicidade como necessária para sustentar o crescimento da plataforma.
Com o objetivo de integrar os anúncios de forma minimamente intrusiva, o Discord pretende contratar mais de uma dúzia de pessoas para posições de vendas de anúncios, seguindo o exemplo de outras empresas de tecnologia como Uber, Lyft, e Netflix, que recentemente abraçaram a publicidade como fonte de receita.
A introdução de “Sponsored Quests” (que podem ser traduzidas como “Missões Patrocinadas”, como são chamadas as novas formas de anúncios, está prevista para começar já na próxima semana. Essas promoções serão direcionadas com base nos dados de jogo, idade e localização geográfica dos usuários, aparecendo no canto inferior esquerdo das telas dos usuários.
Para ganhar recompensas, os usuários precisarão transmitir a si mesmos completando uma tarefa de jogo especificada pelo anunciante, enquanto pelo menos um amigo assiste. Essa mecânica incentiva os usuários a envolverem seus círculos sociais nas atividades promocionais, potencialmente ampliando o alcance dos anunciantes dentro da plataforma.
Discord: UX vs lucro
Lançado em 2015, o Discord cresceu significativamente, especialmente durante os bloqueios da pandemia de 2020, expandindo seu público para além dos entusiastas de videogames, para incluir investidores de varejo, estudantes e grupos de amigos.
Até março, a plataforma reportou mais de 200 milhões de usuários ativos mensais. Após uma tentativa de venda para a Microsoft em 2021 e uma rodada de financiamento que avaliou a empresa em US$ 15 bilhões, a introdução de anúncios é vista como um passo crucial para o Discord se manter competitivo e lucrativo.
Entretanto, a decisão de incorporar publicidade levanta preocupações sobre a experiência do usuário e a privacidade, com alguns usuários temendo que isso possa transformar interações genuínas em oportunidades monetizadas.
“Não quero que minhas amizades sejam monetizadas ou transformadas em produtos de qualquer maneira,” disse Zack Mohsen, um engenheiro de hardware de computador e usuário de longa data do Discord.