O Google Podcasts não continuará mais ativo. O serviço será descontinuado nesta terça-feira (2). Para os usuários que usavam a plataforma, a alternativa que o Google apresenta é migrar para o YouTube Music.
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O aplicativo para podcasts do Google foi lançado em 2018, e desde então, passou dos 500 milhões de downloads no mundo.
O Google incentiva que a mudança ao YouTube Music seja feita. Recursos de áudio e a possibilidade de alternar entre conteúdo de áudio e vídeo serão adicionados a plataforma em breve, diz a empresa. Além disso, até julho, usuários do Google Podcasts poderão transferir o conteúdo de um app para outro.
O processo para exportar os conteúdos não é complicado: basta acessar “Exportar assinaturas” e em seguida “Exportar para YouTube Music”. Depois, no app do YouTube Music, para importar as informações, basta ir em “Transferir”, depois em Continuar, e então em Ir para a Biblioteca.
Dentro de alguns minutos, a transferência estará concluída, no entanto, vale ressaltar: é possível que nem todos os podcasts fiquem automaticamente disponíveis no YouTube Music. Para corrigir isso, o usuário vai precisar do link do feed RSS do programa para se inscrever novamente no podcast em questão.
Encerramento do Google Podcasts já vinha sendo preparado
- O Google já vinha dando indícios de que faria a transição entre os dois aplicativos e encerraria o Google Podcasts.
- Em abril do ano passado, houve um anúncio de que seria possível ouvir podcasts no YouTube Music sem a necessidade de precisar pagar por uma assinatura.
- Além disso, pelo YouTube Music, é possível ouvir aos podcasts estando offline, ou mesmo com o app em segundo plano.
- O Google prevê o catálogo gratuito ficando disponível para o mundo inteiro até o final do ano.
A gigante da tecnologia se justifica para tirar o Google Podcasts com fato de que os ouvintes de podcasts já vinham migrando para o app do YouTube naturalmente. Dados do próprio Google indicam que entre os usuários semanais de podcast nos EUA, 23% dizem que o YouTube é o serviço mais usado, enquanto apenas 4% tem como preferência o uso do Google Podcasts.