Um acordo entre empresas de energia dos EUA, que inclui a The Conservation Law Foundation, EPA e a Granite Shore Power, definiu que ambas as centrais elétricas com queima de carvão de New Hampshire serão desativadas. Isso tornará a região de New England a segunda região livre de carvão no país. As informações são do site Electrek.
Leia mais:
As duas instalações de combustão de carvão, que estão nas estações Merrimack e Schiller em New Hampshire, devem parar de funcionar até 2028 e 2025, respectivamente.
A Estação Schiller, localizada em área litorânea, abrigará um sistema de armazenamento solar e de baterias. A instalação vai ser essencial durante os horários de pico para fornecimento de energia, e também servirá como armazenamento para a energia eólica que está sendo construída na costa de Martha’s Vineyard e no Golfo do Maine.
New Hampshire também se torna, com isso, o 16º estado livre de carvão. New England, região estadunidense que abriga seis estados (Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont) é a segunda totalmente livre de carvão do país, depois do Noroeste Pacífico.
“O anúncio de hoje é o culminar de anos de persistência e dedicação de pessoas de toda a Nova Inglaterra que sabiam que o carvão era uma fonte de energia suja, cara e pouco fiável que encurtaria a vida das pessoas”, disse Gina McCarthy, conselheira sênior da Bloomberg Philanthropies e ex-conselheira climática nacional da Casa Branca.
“Era possível um caminho melhor para a nossa economia, para nossa saúde e para o nosso planeta”, completou Gina.
- A partir do encerramento das oito centrais a carvão da região, 2,9 GW de carvão terão sido desativados.
- O número representa uma redução de 15,6 milhões de toneladas de emissões de carbono em New England.
- Uma marca que equivale a tirar mais de 3,1 milhões de carros das estradas durante um ano.
- Além disso, há quase 33 GW de energia eólica, solar e armazenamento planejados para a região.
A campanha Beyond Carbon da Bloomberg Philanthropies e a campanha Beyond Coal do Sierra Club garantiram com sucesso a desativação de 72% das centrais elétricas alimentadas a carvão nos EUA. De 530 instalações, 381 já estão sem operações.