Desde sua primeira aparição, em 1954, o kaiju criado por Tomoyuki Tanaka foi um grande sucesso no mundo todo, e se tornou uma franquia gigante com filmes produzidos não somente em terras japonesas, como em outros países também.
Às vezes retratado como vilão, e outras vezes como o herói, as muitas versões e arcos de Gojira (como é chamado no Japão), tiveram seus altos e baixos. Em março, foi lançado mais um filme do rei dos monstros, dessa vez sobre a sequência da batalha do Godzilla vs. Kong, intitulado de O Novo Império. Para refrescar nossa memória eis aqui 10 dos melhores filmes do Godzilla e em que streaming assistir.
Leia também:
Os 10 melhores filmes do Godzilla
10. Godzilla (1954)
O filme original do Godzilla é com certeza digno de pertencer nos top 10 melhores filmes da franquia, não só por ter marcado o começo dos filmes sobre o monstro, mas por simbolizar a destruição que armas nucleares causaram no Japão em meados de 1945.
A premissa do filme é a de um réptil gigante, que foi criado devido a testes nucleares, caminha em direção a Tóquio causando destruição por onde passa, enquanto as autoridades tentam conter o pânico da população e encontrar uma forma de destruir o monstro de 50 metros de altura.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
9. Godzilla (2014)
O Godzilla estadunidense de 2014 tem um roteiro um tanto fraco se comparado às produções nipônicas, mas caiu no gosto do público ocidental com o maior Godzilla já criado até aquela época. Ele foi superado posteriormente com o lançamento da produção japonesa Shin Godzilla, em 2016.
No enredo de 2014, um oficial da marinha especialista em bombas vai para o Japão para ajudar o pai em uma investigação sobre criaturas misteriosas que ameaçam a vida humana, e agora eles precisam da ajuda de outra criatura poderosa para salvar a civilização.
Onde assistir: disponível na Max e Amazon Prime Video, e para comprar no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV.
8. Godzilla vs Kong (2021)
Ter duas criaturas tão icônicas como Godzilla e King Kong juntos em um único filme obviamente exige cenas de ação espetaculares. A produção foi bastante esperada principalmente porque se trata da junção de duas franquias muito populares, apesar de não ser a primeira vez que é produzido um filme com Godzilla vs Kong, se levarmos em consideração a produção nipônica de mesmo nome de 1962.
O filme de 2021 é uma continuação de Kong: Ilha da Caveira (2017) e Godzilla II: Rei dos Monstros (2019), onde os humanos procuram uma forma de acabar com os misteriosos ataques do Godzilla e encontrar um lar para Kong. O longa trouxe cenas de embate gloriosas, além de prometer uma continuação que será lançada agora em março de 2024.
Onde assistir: disponível na Max e Amazon Prime Video, e para comprar no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV.
7. Godzilla II: Rei dos Monstros (2019)
Ambientado 5 anos após os acontecimentos do filme de 2019 (citado no item 9), essa continuação traz mais monstros para embates grandiosos. Você pode argumentar: “mas não é a primeira vez que o Godzilla luta com outras criaturas em um filme”. Sim, de fato, não chega nem perto da primeira vez, e vamos listar os outros filmes anteriores mais a frente, mas esse longa em específico merece seu lugar nessa lista por trazer uma imagem visual épica e grandes cenas de embate.
A trama é simples: uma agência chamada Monarch tenta convencer o governo da importância dos estudos sobre kaijus poderosos que acabam duelando entre si o que arriscando a existência da raça humana.
Onde assistir: disponível na Max e Amazon Prime Video, e para comprar no YouTube, Google Play Filmes e Apple TV.
6. Godzilla vs. Mothra (1992)
Em 1992, uma criatura que fez sua grande reestreia na Era Heisei foi a Mothra. Já existiam produções com a mariposa gigante na Era Showa, que apareceu pela primeira vez em 1961 com um filme só seu, mas a partir de 1964 passou a participar de alguns filmes com o Godzilla e outros kaijus, com sua última aparição na Era Showa sendo em 1968.
Por isso, em 1992, já fazia mais de 20 anos desde que havia aparecido pela última vez nas telas de cinema. Nessa produção, a Mothra luta para salvar a civilização do monstruoso Godzilla que ameaça o planeta causando destruição por onde passa.
Onde assistir: disponível no Amazon Prime Video.
5. Godzilla Minus One (2023)
O mais recente lançamento da Toho Studios, Godzilla Minus One, de 2023, merece um lugar nessa lista. Após sete anos desde a última aparição, a história do monstro gigante volta a suas raízes, ambientada logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão ainda estava tentando se recuperar dos ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki.
Nesse cenário, o Godzilla aparece como um monstro cruel e perigoso que destrói tudo o que vê pela frente em cenas espetaculares que merecem ser reconhecidas.
Faz apenas alguns meses que o filme foi lançado nos cinemas então ainda não chegou nas plataformas de streaming, mas em breve ele estará disponível.
4. Godzilla vs. Destoroyah (1995)
Essa produção ganha um tom mais sombrio ao apresentar o, até então, mais novo oponente do Godzilla: o Destroyah. Esse filme possui uma ligação direta com o primeiro longa de 1954, já que o Destroyah é fruto do Destruidor de Oxigênio que derrotou a primeira aparição do Godzilla.
Por ser um dos mais fortes oponentes do rei dos monstros, são garantidas cenas de batalha grandiosas entre esses dois titãs, além de trazer também certa apreensão pelo fato do Godzilla ter um coração que é basicamente um reator nuclear prestes a explodir e acabar com a raça humana.
Atualmente, o filme não está disponível em nenhum streaming, porém com os filmes recentes da franquia em alta, podemos ter a esperança de ver a produção em alguma plataforma novamente.
3. Godzilla, Mothra e Rei Ghidorah: Monstros Gigantes Atacam (2001)
Apesar do título não ser lá dos melhores, esse filme em especial vale a pena conferir. Nessa produção o Godzilla é acordado por um submarino americano e direciona toda a sua fúria para o Japão, como acontece na maioria dos filmes.
Contudo, esse Godzilla é menos um acidente nuclear e mais uma criação das almas torturadas durante a Segunda Guerra Mundial. E para salvar o povo japonês, será necessária a ajuda de três outros kaijus: Baragon, Mothra e Ghidorah.
Atualmente, o filme não está disponível em nenhum streaming, porém com os filmes recentes da franquia em alta, podemos ter a esperança de ver a produção em alguma plataforma novamente.
2. Godzilla: Batalha Final (2004)
Para comemorar os 50 anos de Godzilla, o filme de 2004 reuniu 15 kaijus no total, além de mutantes, alienígenas e muita ação. Essa produção possui um ritmo frenético com lutas caóticas e algumas vezes, muito engraçadas, graças a enorme quantidade de acontecimentos que se desenrolam nas 2 horas e 5 minutos de filme.
Na sinopse, um submarino, em meio a uma luta contra o Godzilla, lança mísseis para destruir o rei dos monstros, mas a ofensiva acaba deixando ambos presos em uma caverna de gelo na Antártica. Nos anos que se seguiram, devido a desastres naturais, aparecem kaijus que passam a destruir várias cidades ao redor do mundo, mas o mesmo fenômeno também causa a aparição de mutantes que são recrutados pela Força de Defesa da Terra para lutar contra os monstros. É tudo o que um filme de monstros gigantes pode ser.
Atualmente, o filme não está disponível em nenhum streaming, porém com os filmes recentes da franquia em alta, podemos ter a esperança de ver a produção em alguma plataforma novamente.
1. Shin Godzilla (2016)
E o primeiro lugar de melhor filme dessa lista vai para o Shin Godzilla, de 2016, com a simples premissa de uma criatura gigante que surge das profundezas do mar e passa a destruir Tóquio com seu porte imenso e sua força descomunal.
Ambientado no século 21, o filme possui um pouco menos de ação que a maioria dos filmes com o kaiju, mas com alguns elementos de terror e uma abordagem mais lógica para os acontecimentos que se seguem.
O roteiro foi escrito pelo autor de Neon Genesis Evangelion, Hideaki Anno (que também dirigiu o filme ao lado de Shinji Higuchi), e traz reflexões em cima de armas nucleares e suas consequências, além de retratar as partes burocráticas e políticas de forma sóbria, mas sempre dando prioridade ao risco para a civilização que o Godzilla representa.
Onde assistir: disponível na Max e Amazon Prime Video.