Combinando elementos de comédia com artes marciais, a franquia “Kung Fu Panda” se destaca como um dos maiores sucessos produzidos pela DreamWorks Animation.
Inspirado nos filmes wuxia, um gênero de artes marciais e fantasia originário da China, o universo de “Kung Fu Panda” é habitado por animais antropomórficos em uma versão fictícia da China Antiga. O protagonista é Po, um panda desajeitado que é surpreendentemente escolhido como o lendário Dragão Guerreiro, tornando-se um mestre do Kung Fu.
Com um grande sucesso comercial, todos os filmes da franquia arrecadaram significativamente nas bilheterias. Além disso, os filmes também receberam elogios da crítica especializada.
Leia mais:
Com base nisso, decidimos classificar os filmes da série “Kung Fu Panda” do pior ao melhor, levando em consideração as avaliações dos principais agregadores de críticas cinematográficas e sites especializados em cinema.
Kung Fu Panda: do pior ao melhor
4 – Kung Fu Panda 4 (2016)
- Rotten Tomatoes: 72%
- Metacritic: 54/100
- IMDb: 6,4/10
- Letterboxd: 2,8/5
O quarto filme da franquia recebeu, em geral, uma recepção positiva por parte da crítica especializada, embora tenha registrado uma recepção um pouco menos entusiástica em comparação com seus antecessores. No entanto, o filme manteve um excelente desempenho nas bilheterias, seguindo o sucesso das entradas anteriores.
Na trama, Po precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro para ser seu sucessor quando ele é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. Enquanto isso, uma feiticeira maligna tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.
3 – Kung Fu Panda 3 (2016)
- Rotten Tomatoes: 86%
- Metacritic: 66/100
- IMDb: 7,1/10
- Letterboxd: 3,3/5
Bem recebido pela crítica especializada no geral, ‘Kung Fu Panda 3’ foi bastante elogiado pelo seu aspecto visual.
Na trama, Po conhece seu pai biológico e viaja para uma vila secreta de pandas. Mas quando o vilão Kai, um guerreiro espiritual com a intenção de destruir o legado de Oogway, surge, Po precisará treinar o vilarejo repleto de pandas atrapalhados.
2 – Kung Fu Panda 2 (2011)
- Rotten Tomatoes: 81%
- Metacritic: 67/100
- IMDb: 7,3/10
- Letterboxd: 3,7/5
Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação no 84º Oscar, “Kung Fu Panda 2” recebeu críticas positivas no geral.
Na trama, Lord Shen, um pavão albino malvado, planeja conquistar a China e extinguir as artes marciais por intermédio de uma arma secreta poderosa. Resta a Po e os Cinco Furiosos impedi-lo.
1 – Kung Fu Panda (2008)
- Rotten Tomatoes: 87%
- Metacritic: 74/100
- IMDb: 7,6/10
- Letterboxd: 3,8/5
O primeiro lugar fica com o primeiro filme da franquia. “Kung Fu Panda” recebeu amplas críticas positivas dos especialistas e foi indicado ao 81º Oscar na categoria de Melhor Filme de Animação. Além disso, o longa animado foi um sucesso financeiro, sendo a terceira maior bilheteria do ano de 2008.
Na trama, o desajeitado panda Po, que trabalha na loja de macarrão de sua família, sonha em se tornar um mestre do Kung Fu. Entretanto, de forma inesperada, ele é escolhido como o lendário Dragão Guerreiro e deve proteger sua vila de uma perigosa e poderosa ameaça.