As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram um vídeo que mostra momento em que o Domo C, espécie de irmão do Domo de Ferro, interceptou um drone lançado no domingo (14). Segundo a empresa de segurança britânica Ambrey, o drone veio do Iêmen e foi destruído perto da cidade de Eilat.
Para quem tem pressa:
- As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) divulgaram um vídeo que mostra o Domo C, espécie de irmão do Domo de Ferro, interceptando um drone lançado no domingo (14);
- Segundo a empresa de segurança britânica Ambrey, o drone veio do Iêmen e foi destruído perto da cidade de Eilat;
- Esta foi a segunda vez que a IDF usou o Domo C, cujo nome em inglês é C Dome – mesma pronúncia de “Sea Dome” (“Domo do Mar”, em tradução livre). Não atoa, o sistema fica num navio de guerra;
- A primeira vez ocorreu poucos dias antes, na terça-feira (09). Neste dia, o Domo C interceptou um drone também perto de Eilat. Israel não confirmou a procedência deste.
O nome do sistema de defesa em inglês é C Dome, cuja pronúncia é a mesma de “Sea Dome” (“Domo do Mar”, em tradução livre). Não atoa, o sistema fica numa corveta – tipo navio de guerra – israelense.
Leia mais:
Assista abaixo o momento no qual o Domo C intercepta o drone lançado no domingo:
A interceptação mostrada no vídeo divulgado pela IDF foi a segunda vez que o Domo C foi usado. A primeira foi na última terça-feira (09), perto de Eilat, quando um drone se aproximava do Mar Vermelho. Israel não confirmou a procedência deste.
Domo C x drones rumo Israel
A própria IDF chama o Domo C de “irmão” do Domo de Ferro de Israel – sistema desenvolvimento pelo país, com apoio dos Estados Unidos, para abater foguetes de curto alcance.
O Domo C tem protegido Eilat, alvo frequente de drones lançados pelos Houthis, grupo rebelde do Iêmen apoiado pelo Irã, segundo o G1. Na guerra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza (Palestina), os Houthis e o Irã estão do lado do grupo terrorista.
O Irã lançou mais de 300 drones contra Israel entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14). Mas, segundo a IDF, 99% dos mísseis e drones lançados foram interceptados. O ataque iraniano foi em resposta a um bombardeio israelense contra a embaixada do Irã em Damasco, na Síria, em 1º de abril. E, até o momento, não está claro se o drone interceptado pelo Domo C no domingo tem relação com o ataque.