O ano de 1984 foi bastante marcante para o cinema. Vários sucessos lançados nos cinemas nesse ano se tornaram fenômenos culturais. Além disso, também houve filmes prestigiados pela crítica que se tornaram influentes e são lembrados até hoje.
Que tal relembrar esse icônico ano? Diante disso, decidimos listar os melhores filmes de 1984 disponíveis nas plataformas de streaming no Brasil.
Melhores filmes 1984 para ver on-line
O Exterminador do Futuro
- Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.
O primeiro filme da franquia “O Exterminador do Futuro” é um dos principais entre os vários filmes lançados em 1984 que marcaram a cultura pop. Com um orçamento modesto, o filme teve um sucesso financeiro estrondoso.
Além de ser aclamado pela crítica, o longa foi selecionado para preservação no National Film Registry (NFR). O NFR é um programa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que preserva filmes culturalmente importantes.
Com direção de James Cameron, o filme conta com o astro Arnold Schwarzenegger como o Exterminador, um assassino cibernético do futuro. Enviado para o passado, a missão do Exterminador é matar Sarah Connor (Linda Hamilton), cujo filho ainda não nascido um dia será o líder da resistência humana frente à inteligência artificial Skynet. O elenco ainda conta com Michael Biehn.
Leia mais:
Os Caça-Fantasmas
- Disponível para assinantes do Max.
Em 1984, outro filme que se destacou na cultura pop foi “Os Caça-Fantasmas”. O longa recebeu aclamação crítica e foi uma das maiores bilheterias do ano, além de ser um dos filmes que fazem parte do catálogo de preservação no NFR.
O filme segue um grupo de parapsicólogos que montam um negócio de caça-fantasmas após serem demitidos da universidade.
Com direção de Ivan Reitman, o filme conta com Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis. Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Annie Potts e William Atherton no elenco.
A Hora do Pesadelo
- Disponível para assinantes do Max e Oldflix.
Mas um filme que conta com a preservação no NFR, “A Hora do Pesadelo” é outro fenômeno cultural. O longa recebeu aclamação da crítica especializada e foi um sucesso estrondoso de bilheteria. A obra gerou uma franquia com várias continuações para o cinema, uma série de TV e demais mídias.
O slasher conta com a direção de Wes Craven e no elenco nomes como Heather Langenkamp, John Saxon, Ronee Blakley e Johnny Depp em sua estreia no cinema. Robert Englund vive o icônico vilão Freddy Krueger.
A trama segue um grupo de adolescentes que começam a ter pesadelos com o aterrorizante Freddy Krueger, um assassino que os mata em seus sonhos. Contudo, se Freddy mata você em seus sonhos, você morre na vida real.
Paris, Texas
- Disponível para assinantes do Telecine.
Filme do cineasta alemão Wim Wenders, “Paris, Texas” recebeu ampla aclamação da crítica especializada. No Festival de Cannes, a obra ganhou a Palma de Ouro, o Prêmio FIPRESCI e o Prêmio do Júri Ecumênico.
O road movie segue Travis (Harry Dean Stanton), um homem que reaparece misteriosamente no deserto do Texas após ter desaparecido por anos. Ele é encontrado por seu irmão Walt (Dean Stockwell), que o leva para sua casa.
O filho de Travis, Hunter (Hunter Carson), vive com Walt e sua esposa Anne (Aurore Clément) desde o desaparecimento do pai e a ausência da mãe biológica, Jane (Nastassja Kinski). Quando Travis e Hunter começam a se identificar, partem juntos em uma viagem em busca da desaparecida Jane.
Era uma Vez na América
- Disponível para assinantes do Star+.
O derradeiro filme do um dos maiores diretores do cinema italiano Sergio Leone. “Era uma Vez na América”, é amplamente aclamado por críticos e cinéfilos como uma obra-prima do cinema.
O épico de gangsters segue a trajetória da amizade e rompimento entre Noodles (Robert De Niro) e Max (James Woods), que cresceram juntos em um bairro judeu de Nova York.
À medida que lideram um grupo de criminosos, o filme acompanha a jornada dos amigos desde a infância, passando pela ascensão até se tornarem notórios gângsteres.
Gremlins
- Disponível para assinantes do Max.
Sucesso de público e crítica, “Gremlins” mistura comédia e terror em um cenário natalino. O longa conta com a direção de Joe Dante (“Piranha”, “Pequenos Guerreiros”) e ganhou uma sequência ainda mais caótica em 1990.
A trama segue Billy (Zach Galligan), que recebe um presente único de Natal. Ele ganha de seu pai um animal de estimação estranhíssimo e adorável.
Contudo, para cuidar da amável criatura, é preciso seguir algumas regras à risca. Quando essas regras não são cumpridas, o bicho gera outras criaturas caóticas e destrutivas.
Um Tira da Pesada
- Disponível para assinantes do Netflix e Paramount+.
Filme responsável por levar Eddie Murphy ao estrelato mundial, “Um Tira da Pesada”, foi uma das maiores bilheterias de 1984. Bem recebido pela crítica, o longa recebeu indicações a premiações como o Oscar (Melhor Roteiro Original) e o Globo de Ouro (Melhor Filme – Musical ou Comédia). O longa ganhou duas continuações.
O filme segue Axel Foley (Murphy), um policial esperto e com métodos criativos não convencionais de Detroit que vai para Beverly Hills. Seu objetivo é investigar por conta própria o assassinato de seu melhor amigo.
Starman – O Homem das Estrelas
- Disponível para assinantes do Max.
Apesar de não ter ido muito bem nas bilheterias, “Starman” recebeu críticas positivas no geral da mídia especializada. Além disso, Jeff Bridges recebeu indicação ao Oscar de Melhor Ator.
O filme conta com direção do cultuado John Carpenter (“O Enigma de Outro Mundo”, “Fuga de Nova York”). Bridges interpreta um alienígena pacífico que vem sozinho para a Terra em resposta ao convite enviado por uma sonda da NASA.
Porém, os habitantes da Terra o recebem de forma hostil. O alien acaba assumindo a aparência do marido falecido de uma mulher (Karen Allen) que o ajuda a tentar voltar para o seu planeta.
Nausicaä do Vale do Vento
- Disponível para assinantes do Netflix.
Uma das animações mais aclamadas pela crítica da história é “Nausicaä do Vale do Vento”. O longa-metragem animado japonês foi lançado antes da fundação do prestigiado Studio Ghibli, que posteriormente adquiriu os direitos desta obra.
Com direção e roteiro de Hayao Miyazaki, o filme se baseia no mangá de mesmo nome, também de autoria de Miyazaki. A animação se ambienta em um mundo pós-apocalíptico onde o planeta está coberto por uma floresta tóxica cheia de insetos gigantes.
Nausicaä, a princesa do Vale do Vento, possui uma conexão especial com a natureza e os insetos. A corajosa princesa tenta salvar a natureza e o seu país de um ataque de um reino belicoso.
Cabra Marcado Para Morrer
- Disponível para assinantes do Belas Artes à La Carte e Globoplay.
Um dos filmes mais importantes do nosso cinema, “Cabra Marcado para Morrer”, é um documentário dirigido por Eduardo Coutinho. Aclamado pela crítica, o filme ficou em quarto lugar na “Lista dos 100 Melhores Filmes Brasileiros segundo a ABRACCINE”.
O documentário conta com uma história de produção notável. Em 1964, Eduardo Coutinho começou a filmar um documentário sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado.
O projeto original era uma recriação ficcional com a viúva de Teixeira interpretando a si mesma, mas foi interrompido pelo golpe militar. Em 1981, Coutinho retomou o projeto como um documentário, mostrando a vida de Elizabeth Teixeira e outros camponeses envolvidos desde 1964.