A planta do BMW Group, localizada em San Luis Potosí, começará a produção da Neue Klasse: a construção de uma montagem local de baterias de alta voltagem, junto a projetos de expansão para a área de carroceria, montagem e áreas de logística. São 800 milhões de euros investidos na expansão do local de produção mexicano.
A Neue Klasse também será produzida no México a partir de 2027. O modelo Sports Activity Vehicle será lançado na nova planta do BMW Group em Debrecen, na Hungria, como o derivado inicial da Neue Klasse no final de 2025, enquanto o sedã será lançado em Munique em 2026.
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Apenas um ano depois, a capacidade de produção adicional estará disponível no México – inicialmente, para o Sports Activity Vehicle. A futura montagem de baterias de alta voltagem na planta de San Luis Potosí, cobrindo uma área de mais de 80 mil metros quadrados, é fundamental para integrar a Neue Klasse no local de produção.
“A montagem de baterias em San Luis Potosí fará parte de nossa rede de produção global. Apenas para nossa nova sexta geração de e-drive, estamos construindo cinco locais em três continentes”, explicou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW, no início da construção no México.
Fábricas de baterias da BMW e a produção de veículos têm ligações estreitas
- O BMW Group localiza suas instalações de montagem de baterias de alta voltagem em todo o mundo o mais próximo possível de suas fábricas de veículos.
- Além da localização em San Luis Potosí, outros locais de montagem para baterias de alta voltagem de sexta geração também estão sendo construídos em Debrecen (Hungria), Shenyang (China), Woodruff, perto de Spartanburg (EUA) e Irlbach-Straßkirchen (Baixa Baviera).
- Essa abordagem protege a produção, mesmo em caso de desenvolvimentos políticos e econômicos imprevistos.
- As localizações existentes também estão sendo fortalecidas, garantindo empregos. As curtas distâncias envolvidas reduzem a pegada de carbono da produção de veículos.
O BMW Group usará suas células redondas recém-desenvolvidas pela primeira vez na Neue Klasse. Na prática, este salto tecnológico aumentará a densidade de energia das células em 20% e melhorará a velocidade de carregamento em até 30%. O alcance será estendido em 30%.
Desenvolvimento adicional da planta de San Luis Potosí
Além da integração da montagem de baterias, outras mudanças estão sendo feitas na planta de San Luis Potosí: pouco menos de 20 mil metros quadrados serão adicionados à área de carroceria, resultando em uma área total de mais de 90 mil metros quadrados. As áreas de montagem e logística também serão expandidas em quase 10 mil metros quadrados.
“Com esse desenvolvimento adicional, também estamos nos preparando no México para o lançamento da próxima geração de modelos BMW. Estamos na vanguarda de nossa indústria e, ao mesmo tempo, continuamos a reduzir nossa pegada ambiental”, revelou Harald Gottsche, presidente e CEO da BMW Group Plant San Luis Potosí.
Quando se trata de suprimentos de energia eficientes, o BMW Group usa soluções específicas do local em suas localidades ao redor do mundo.
“No México, planejamos expandir os sistemas fotovoltaicos dentro da planta, para dobrar a saída dos painéis solares”, disse Nicole Haft-Zboril, Chefe de Gerenciamento de Instalações do BMW Group.
“O plano é gerar mais de 20 por cento da eletricidade que precisamos no momento – diretamente nas instalações da fábrica.”
A estação de tratamento de águas residuais também foi expandida, com um investimento de 3,3 milhões de euros, aumentando significativamente a reutilização de águas residuais tratadas.
BMW vai treinar funcionários em San Luis Potosí
A BMW Group Plant San Luis Potosí também está intensificando seu compromisso com o desenvolvimento de habilidades, visando garantir que os funcionários sejam altamente qualificados e estejam preparados para os desafios do futuro.
O treinamento incluirá tópicos como conscientização sobre segurança em torno da produção de sistemas de alta voltagem e o uso de robótica em processos de fabricação.
A planta do BMW Group em San Luis Potosí começou a produção em 2019. Atualmente, cerca de 3.700 funcionários produzem o BMW Série 3 Sedã, bem como os modelos BMW Série 2 Coupé e BMW M2 para o mercado