O Instagram é uma grande plataforma de rede social, acumulando um número cada vez maior de usuários ao longo dos anos. Ele se concentra no compartilhamento de fotos e vídeos, permitindo que os usuários tirem, editem e publiquem conteúdo – e também interajam com a família, amigos e seguidores.
Um dos recursos de publicação mais valorizados da rede são os Stories, com os quais usuários podem publicar conteúdo curto. Seu maior apelo é que essas fotos e vídeos são temporários, e desaparecem dos perfis após 24 horas.
Leia também:
Stories do Instagram: o que é e como usar?
Os Stories do Instagram teve sua tão aguardada estreia em agosto de 2016. O recurso de conteúdo curto rapidamente se popularizou, tornando-se um forte concorrente que acabaria superando o Snapchat. Como essas publicações desaparecem em 24 horas, ao contrário do feed permanente do Instagram, ele se tornou uma maneira perfeita para os usuários publicarem e experimentarem com diferentes tipos de conteúdo.
O que é um Story?
Em essência, os Stories do Instagram são publicações de fotos e vídeos verticais, em tela cheia, que desaparecem após 24 horas. Estes posts aparecem como fotos de perfil na parte superior da interface do aplicativo, acima do feed principal.
Quando você publica um Story, um círculo colorido aparece ao redor da sua foto de perfil, sinalizando que seus seguidores podem tocar na sua foto para ver o que você acabou de publicar. Da mesma forma, para ver os Stories publicados pelas contas que você segue, basta tocar na foto delas na parte superior do seu feed.
As imagens e fotos são exibidas por 15 segundos na tela antes de passar automaticamente para a próxima publicação. Ao gravar vídeos, no entanto, o Instagram Stories tem uma duração máxima de 60 segundos por clipe individual.
Além disso, apesar de temporários, se você quiser manter seus Stories no perfil por mais de 24 horas, é possível salvá-los como destaques. Essas publicações aparecem abaixo da foto do perfil e descrição no seu perfil do Instagram
Ambos os termos podem ser utilizados para descrever as publicações, mas a ferramenta geralmente é chamada de Stories, dizendo respeito às publicações de diversos usuários. Isso porque “story” é o termo singular, enquanto “stories” é o plural.
Como fazer Stories?
Tempo necessário: 5 minutos
Há duas maneiras principais que os usuários utilizam para publicar Stories: tirando uma foto ou fazendo um vídeo diretamente com a câmera da ferramenta, ou carregando uma foto ou um vídeo do dispositivo. Portanto, para gravar um vídeo, tirar uma foto ou carregar conteúdo, siga as etapas abaixo:
- Clique na foto do seu perfil no canto superior direito da página inicial;
Como alternativa, você pode deslizar para a direita na página inicial para acessar diretamente a câmera do Stories.
- Clique no ícone da câmera para acessar a câmera do Stories, ou escolha uma foto ou vídeo entre as imagens recentes no rolo da câmera do seu telefone;
- Edite seu Story aplicando filtros, adicionando texto e muito mais usando as opções na parte superior da tela;
- Toque no botão “Seu story” para publicar
Você também pode tocar em “Amigos próximos” para publicar exclusivamente para um grupo selecionado de seguidores.
Principais recursos do Instagram Stories
A maioria dos recursos do Stories está disponível para todos os usuários. Desde a publicação de fotos e vídeos até a transmissão ao vivo com chat ativo, há funções interativas que podem ser adicionadas a uma publicação, como adesivos, gifs, enquetes, caixas de perguntas e emojis.
Os recursos também incluem uma ferramenta de desenho, filtros de realidade aumentada, menções de contas e tags de localização. Entre muitas outras possibilidades, os usuários podem publicar uma colagem de fotos ou texto em um fundo sólido com várias fontes diferentes.