Se você comprou um roteador Multilaser e está em dúvidas sobre como configurar o equipamento, confira o tutorial que o Olhar Digital preparou sobre como configurar o roteador Multilaser pelo PC e celular.
Leia mais:
Roteador Multilaser
O roteador Multilaser, conhecido por modelos com preço mais acessível em comparação com a maioria dos roteadores do mercado, oferece funções práticas e úteis, tornando-o um equipamento de bom custo-benefício. Entre os modelos disponíveis, o Multilaser Cosmo e o Multilaser AC1200 se destacam. Você pode comprar o Multilaser Cosmo a partir de R$ 400 reais e o Multilaser AC1200 a partir de R$ 170 reais.
Configurando o roteador Multilaser
- Conecte o modem no seu roteador Multilaser
Ligue o roteador e conecte o cabo de rede do seu modem à porta WAN. Geralmente, essa porta é identificada por uma cor diferente das demais portas de rede do aparelho.
- Ligue o roteador em seu notebook e acesse o IP do rotador Multilaser em um navegador
Conecte agora um cabo de rede a uma das portas de saída do aparelho, que geralmente tem uma cor diferente da porta WAN.
- Abra a área de login do seu roteador em um navedor de internet
Abra o navegador de sua preferência e digite o IP 192.168.0.1 na barra de endereço. Em seguida, insira a senha padrão ‘Admin’ fornecida pela Multilaser para acessar a interface.
- Crie a senha do seu roteador e altere o nome do equipamento
Logo após, selecione IP estático e em SSID insira o nome que deseja colocar para seu roteador e em senha crie uma entre 8 a 63 caracteres entre números e letras. Depois clique em ‘Guardar’ para salvar suas informações.
- Finalize a inserção de dados
Em endereço WAN insira 192.168.11.2, na máscara de sub-rede preencha com 255.255.255.0. Logo após, em Gateway preencha com 192.168.11.1 , já em DNS principal coloque 177.54.235.195 e no DNS secundário insira 8.8.8.8
Informações sobre o seu rotador Multilaser
Se você cuidar do seu roteador, ele terá uma vida útil maior. Entre os cuidados necessários, você deve manter o equipamento em um local arejado para evitar superaquecimento e danos. Além disso, mantenha o roteador Multilaser longe de interferências eletromagnéticas, como o micro-ondas, para garantir seu bom funcionamento no dia a dia. Dessa forma, você evita que a distribuição do sinal Wi-Fi seja prejudicada.
Fenômenos naturais como trovões e raios afetam o bom funcionamento do equipamento. Portanto, o usuário deve desligar o roteador automaticamente quando houver chuvas fortes com esses fenômenos da natureza, até que a chuva acabe. Sempre atualize o firmware do roteador. Assim, você corrige a segurança do equipamento com frequência.
Dessa forma, mantém sua rede sempre segura e longe dos perigos da rede. Vale frisar que, se o roteador cair, ele pode começar a apresentar falhas no funcionamento. Portanto, não coloque o seu roteador Multilaser em locais que possam colocá-lo em risco.