Nas grandes cidades, carros grandes como os SUVs costumam transportar apenas um ocupante, ocupam espaço e ainda sofrem na hora de estacionar. Então, por que não dirigir um veículo de apenas um lugar, que se move mais facilmente nas ruas movimentadas e que ainda tem vaga garantida em quase qualquer lugar?
Foi isso que o designer de mobilidade italiano Andrea Mocellin e a consultoria de engenharia Dexet Technologies pensou na hora de construir o Zigy, um microcarro elétrico que promete ser “feito sob medida para o deslocamento urbano”.
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Microcarro elétrico
O Zigy não é o primeiro microcarro elétrico no mercado, mas surgiu justamente com a proposta de facilitar o transporte nas metrópoles. A colaboração veio da observação de que, em Londres, os carros que percorriam as ruas mais congestionadas eram SUVs ocupados apenas pelo motorista.
Como é o Zigy
As especificações do microcarro elétrico podem mudar, já que o protótipo ainda não saiu do papel. Por ora, eis o que sabemos:
- Ele é catalogado como um “quadriciclo elétrico monolugar” com 1,95 metros de comprimento, 1,59 metros entre-eixos, 1,1 metros de largura e 1,6 metros de altura;
- Com o coeficiente de arrasto em 0,35, a autonomia em relação a outros microcarros elétricos é melhorada em 25%;
- A estrutura deve ser composta de termoplástica modular, fibra de carbono reciclada e fibras naturais;
- O peso bruto será de 353 kg, com 30 litros de espaço no compartimento de bagagens (dá para sair para fazer compras com ele);
- O motor do Zigy tem 12 kW, com torque de 135 Nm e chega à velocidade máxima de 77 km/h. Isso dá cerca de 160 km de alcance;
- Segundo o New Atlas, as renderizações atuais mostram que o volante é em formato de guidão.
Veja as imagens:
O projeto está em fase de desenvolvimento e os parceiros buscam empresas da indústria automobilística dispostas a financiar os primeiros protótipos. De início, o propósito é o uso particular, mas, no futuro, pode ser que o “carrinho” seja empregado também em frotas ou operações comerciais.