Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil alcançou esta semana as 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024. Para fins de comparação, no mesmo período do ano passado o país tinha apenas 867 óbitos, tornando o registro o maior número desde o início da série histórica, em 2000.
O que você precisa saber:
- As 3 mil mortes por dengue no Brasil equivalem a pouco mais de 20 mortes por dia desde o começo do ano;
- Além dos óbitos confirmados, outros 2.666 seguem em investigação;
- Ao total, já são mais de 5 milhões de casos prováveis — para ser mais exato, são 5.213.564 de casos, número também histórico desde o início da contagem, em 2000;
- O estado de São Paulo concentra o maior número de mortes (805), seguido por Minas Gerais (519), Paraná (367) e Distrito Federal (365);
- Acre e Roraima são os únicos estados que não registraram nenhum óbito por dengue este ano.
Leia mais!
Vale pontuar que os números acompanham a previsão do Ministério da Saúde, divulgada em fevereiro. Segundo a pasta, o Brasil ultrapassaria os 4 milhões de casos este ano dada a antecipação das infecções, impulsionadas principalmente pelas mudanças climáticas e o fenômeno El Niño.
No início de abril, o país já alcançava os 3 milhões de casos, o dobro do mesmo período do ano passado.
Dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) indicam ainda que o surto irá continuar em junho, sendo motivo de atenção para o governo e população. A positividade de testes para dengue, segundo a organização, atingiu o patamar mais elevado dos últimos dois anos.