Quando falamos em dormir, imaginamos que o principal fator para uma noite tranquila depende apenas do sono, mas poucos pensam em como a postura pode afetar esta parte importante da vida. Mas será que existe uma posição certa para dormir?
De acordo com alguns especialistas e estudos, a resposta é: sim! Afinal, a postura inadequada ao dormir pode resultar em dor nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia. Então, descubra agora que posição é a melhor na hora da soneca.
Leia mais
Qual a posição certa para dormir?
Com certeza, uma boa noite de sono é revigorante quando dormimos tranquilamente. Mas se você costuma acordar cansado ou com dores em partes do corpo, como a coluna, por exemplo, algo está errado. E isso pode ter tudo a ver com a posição que você costuma dormir a noite.
Embora especialistas afirmem que não existe certo ou errado na hora do descanso, afinal, cada pessoa tem a sua posição preferida para dormir, o fato é que algumas posições trazem mais benefícios do que outras.
Dormir de lado, por exemplo, pode ser a melhor posição para pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais, principalmente para quem tem refluxo. Uma vez que o coração, as principais artérias, as veias e o estômago ficam do lado esquerdo, deitar dessa maneira diminui a pressão interna e proporciona uma melhor circulação do sangue e dos alimentos no tubo digestório.
A posição também é recomendada por especialistas para ajudar a diminuir o ronco e os quadros de apneia do sono, uma vez que contribui para a redução da ação da gravidade nas vias aéreas.
Estudos que revelam a melhor posição para dormir
Sobretudo, algumas pesquisas comprovam que dormir de lado é a melhor posição para dormir. Como um estudo da Dinamarca, em que pesquisadores utilizaram pequenos sensores de movimento fixados às coxas e à parte superior das costas e dos braços de voluntários antes que eles fossem dormir, para determinar sua posição preferida.
A conclusão foi que as pessoas passaram pouco mais da metade do seu tempo de sono deitadas de lado, cerca de 38% deitadas de costas e 7%, deitadas de bruços. E, quanto mais idade elas tinham, mais tempo passavam de lado.
Outro estudo publicado na revista científica Journal of Neuroscience, revelou que dormir virado para o lado direito pode favorecer o sistema linfático, uma rede de vasos responsáveis por eliminar resíduos tóxicos e metabólicos do sistema nervoso central. Por sua vez, esse processo contribui para ajudar na prevenção de doenças relacionadas ao declínio cognitivo, como Parkinson e Alzheimer.
Segundo Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Israelita Albert Einstein para a CNN, dormir de lado com um travesseiro na altura adequada, que é medido da orelha até a lateral do ombro é a melhor forma para dormir. Além disso, o médico afirma que a posição é a que melhor descansa a coluna, evitando sobrecarga e desconfortos.