Quanto mais tempo um site ou plataforma fica no ar, mais vezes você verá o design e a interface de layout deles mudarem. Infelizmente, nem todos eles proporcionam aos usuários a possibilidade de revisitar os visuais anteriores. Pensando nisso, reunimos uma lista com 4 ferramentas que possibilitam você a visualizar a versão antiga de qualquer site da web.
Leia mais:
O site WayBack Machine é um projeto sem fins lucrativos que foi desenvolvido pelo Internet Archive. Fundada em 1996, a plataforma tem a função de capturar e hospedar instantaneamente os dados de sites e já conta com mais de 866 bilhões de páginas da web.
Ao acessar a plataforma, basta digitar na barra de busca o URL do site desejado. Em seguida, selecione o ano em que deseja visualizar o site, clique em uma data e clique na hora em que a captura do site foi hospedada.
A interface do Archive Today é bastante simples e o seu uso também: basta digitar o URL do site desejado na barra de busca e todas as versões capturadas pela plataforma ficarão disponíveis. Em seguida, basta selecionar aquela pela qual procura e acessá-la.
Na primeira barra de busca, de cor vermelha, você digita o endereço do site e ajuda a plataforma a salvar a interface atual dele. Já na segunda barra de busca, de cor azul, é onde você deve inserir o URL do site para buscar pelas versões anteriores.
O funcionamento deste site é bem parecido com o WayBack Machine: você digita o URL desejado e realiza uma busca. Em seguida, uma linha do tempo é oferecida e você deve selecionar uma data e o horário em que a captura do site foi feita. Então, a plataforma deve expor a versão salva do site que você pesquisou.
A principal diferença, contudo, está no fato que você já pode inserir as datas de intervalo entre a versão mais antiga e a mais recente que deseja visualizar, o que o faz ganhar mais tempo para encontrar o que procura.
Visualizador em cachê
Esta dica não é de um site, mas sim de uma forma para você verificar a versão antiga de um site. Basta clicar na barra de endereços do seu navegador e inserir a palavra “cache” (sem as aspas) antes do URL atual do site. Por exemplo: “cache:google.com” (sem as aspas).
Caso uma versão mais antiga do site esteja armazenada, ela ficará disponível para você. Mas vale lembrar que isso pode não funcionar em alguns navegadores ou o site simplesmente não tenha nada hospedado; nestes casos, a ferramenta não trará um resultado.