A Factorial Energy, fabricante norte-americana de baterias de estado sólido, vem trabalhando em uma bateria de lítio de longo alcance e alta densidade de energia há mais de uma década. Recentemente, a empresa enviou à Mercedes-Benz a primeira leva de amostras B da bateria sólida para testes.
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- A Factorial Energy começou uma fase inédita de testes de sua bateria sólida para carros elétricos;
- A fabricante enviou à Mercedes-Benz as primeiras amostras B das baterias, que devem passar por estágios de testes que vão de A a D;
- Além de cátodo de alta capacidade, as baterias também contam com ânodo metálico de lítio – que atinge densidade de energia de até 391 Wh/kg – e eletrólito quase sólido – que oferece mais segurança que os eletrólitos líquidos;
- A fabricante espera que a bateria sólida ajude a “construir veículos mais eficientes e sustentáveis” e a “estabelecer novos padrões de alcance”;
- O anúncio foi publicado pela Business Wire.
Antes da produção, as baterias devem passar por um processo de testes composto por vários estágios, com amostras categorizadas de A a D. O envio das amostras A de 100 Ah (ampère-hora) começou em outubro de 2023 e, com o avanço das amostras B de 106 Ah, a Factorial caminha para uma promissora nova fase de testes.
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Em comunicado, Siyu Huang, CEO e fundadora da fabricante de Massachusetts, diz que a nova fase é crucial e “envolve a validação dos designs dos módulos e pacotes em relação às rigorosas especificações de desempenho da Mercedes-Benz.”
As baterias sólidas da Factorial contam com cátodo de alta capacidade, ânodo metálico de lítio – que permite uma densidade de energia de até 391 Wh/kg (watt-hora por quilograma) – e eletrólito quase sólido – que oferece mais segurança em comparação com os tradicionais eletrólitos líquidos em baterias de íon de lítio.
“Como fabricante de células nos EUA, acreditamos que nossa célula de alta densidade energética ajudará a construir veículos mais eficientes e sustentáveis que estabelecerão novos padrões de alcance, custo e desempenho de veículos elétricos em todo o mundo”, diz Huang.