As inteligências artificiais (IAs) de geração de vídeos são o próximo passo das empresas do setor. A startup de IA Luma é mais uma que avançou nesse sentido, com ferramenta chamada Dream Machine. O programa já teve demonstração divulgada com trailer de uma história divertida: um grupo de monstros viaja juntos para um acampamento de verão.
O estilo da animação é gerada artificialmente, porém, é similar ao da Pixar, estúdio da Disney, e, inclusive, tem participação especial de Mike Wazowski, personagem famoso dos filmes “Monstros S.A.” e “Universidade Monstros”, além do seriado “Monstros no Trabalho”.
Leia mais:
Dream Machine é nova IA de geração de vídeos
A Luma postou diversos vídeos gerados pela Dream Machine para divulgar a ferramenta, lançada na última semana. A IA é descrita como “modelo transformador altamente escalável e eficiente treinado diretamente em vídeos”.
Um dos materiais divulgados pela Luma foi o trailer do filme sobre os monstrinhos, que chamou atenção de usuários da internet. O estilo da animação é curiosamente parecido com o de “Monstros S.A.” (que, inclusive, tem sinopse parecida) e, em certo momento, é possível flagrar o personagem da Disney, Mike Wazowski, ao fundo.
Veja o trailer:
Lançamento gerou polêmicas sobre uso da IA
O acontecido levantou questões. Teria a Dream Machine sido solicitada a imitar o estilo da Pixar? Ou a IA foi treinada com os filmes do estúdio da Disney?
Como lembra o The Verge, a falta de transparência é a principal preocupação em relação a esse tipo de tecnologia. O Sora, da OpenAI, e o Veo, do Google, são alguns dos geradores de vídeos artificiais que já demonstraram suas capacidades nos últimos meses.
Artistas e, agora, estúdios, se preocupam com quais dados os modelos de linguagem estão sendo treinados, que podem levar a plágio e quebra de direitos autorais. Casos anteriores da OpenAI e da Microsoft exemplificam como as empresas burlam esses direitos no treinamento.
Contatada pelo site, a Luma não havia se manifestado até a publicação. A Disney também não comentou o assunto.
Nova IA de vídeo quer ser “futuro do cinema”
- No lançamento, a Luma exaltou o Dream Machine como o “futuro do cinema”, com cenas “realistas e de alta qualidade” geradas a partir de comandos de texto;
- Atualmente, a startup está incentivando que as pessoas se inscrevam para testar a IA e gerar vídeos gratuitamente;
- Há planos avançados, como o “Pro”, que disponibilizam mais recursos de vídeo.