Quem possui conta no Instagram deve ter notado que, nas últimas semanas, uma grande quantidade de solicitações de contas fake e spam promovendo o “Jogo do Tigrinho” começaram a aparecer, causando irritação em muita gente.
Os perfis costumam ter nomes estranhos, em sua maioria com palavras como “tiger”, “fortune”, “sorte”, “fortuna” e “dinheiro”, além de links para o jogo Fortune Tiger, que se popularizou sob nomes como “Jogo do Tigre” ou “Jogo do Tigrinho“.
Leia mais:
Além das solicitações para seguir, os internautas usuários do aplicativo também relatam as contas falsas marcam seus perfis em posts suspeitos, como forma de enviar spam e prometer bônus no jogo. Os riscos por trás disso vai além das promessas do jogo, já que a interação com contas falsas demanda cuidado, uma vez que elas podem representar riscos.
O Instagram já foi questionado sobre isso, mas não forneceu explicação certa para a razão de isso estar acontecendo. Em um comunicado, a rede recomenda que as pessoas denunciem, e diz que “trabalha muito” para limitar a propagação de spam.
Enquanto nenhuma medida oficial é tomada, aprenda a evitar as solicitações, remover seguidores suspeitos e denunciar as contas falsas do Instagram. Confira abaixo!
Como bloquear as solicitações de amizade de contas suspeitas?
No Instagram, há a opção de impedir que perfis que contenham certas palavras-chave acessem a conta do usuário, realizando ações como pedir para seguir, curtir, entre outras.
Para fazer esse procedimento, basta seguir o passo a passo abaixo.
Tempo necessário: 5 minutos
- Para começar, vá até o seu perfil e clique em menu, que está localizado no canto superior direito da tela;
Com isso, você estará na área de “Configurações e atividade”;
Desça a tela e clique em “Palavras ocultas”; - Ao escolher essa opção, um menu explicando o que é a função aparecerá;
Basta pressionar “Continuar” para prosseguir com o passo a passo; - Em seguida, desça a tela mais uma vez e ative as opções “Ocultar comentários” e “Ocultar solicitações de contato”;
Logo depois, clique em “Gerenciar palavras e frases personalizadas”;
- Nessa tela, você pode inserir os termos que costumam ser associados ao Jogo do Tigrinho, como Tiger e Fortune.
Mais algumas palavras que podem ser bloqueadas:– Tigrinho
– Jogo do Tigrinho
– Luck
– Dinheiro
– Fortuna
– Sorte
Outras formas de impedir que contas fake sigam no Instagram
Quando você altera as configurações de privacidade, é possível dificultar a ação dos robôs. Uma dessas alterações, por exemplo, é deixar o perfil privado: isso impede que as publicações fiquem visíveis para desconhecidos, e é preciso a aprovação das solicitações dos seguidores que você quer manter no rede.
Se você quiser deixar sua conta privada, basta entrar no app, abrir o perfil e ir até o menu de três traços no canto direito superior da tela. Em seguida, desça a tela até a opção “Privacidade da Conta”, acionando a chave ao lado de “Conta Privada”. Pronto, seu perfil está fechado.
Caso você prefira manter o perfil público, há um novo recurso lançado recentemente pelo Instagram, que facilita a remoção de seguidores que possam ser spam. Essa ferramenta separa as contas que parecem falsas, estão inativas ou pertencem a perfis do qual você teve poucas interações.
Para encontrar a função, clique na área que mostra os seus seguidores, e clique na aba “Sinalizado para análise”, logo no topo da página. Após a seleção, é possível deletar as contas suspeitas todas de uma vez, clicando sobre a opção “Remover tudo”.
Como denunciar perfis falsos no Instagram?
Seguindo a orientação da rede social, é importante fazer a denúncia dos perfis falsos que divulgam o jogo, seguindo o mesmo procedimento feito para denunciar qualquer conta que fere as diretrizes do Instagram.
O passo a passo é bem simples:
- Entre no perfil que quer denunciar, e toque nos três pontos localizados na parte superior da tela, no canto direito;
- Clique em denunciar;
- Siga as instruções da tela. Além de bloquear a conta, é recomendável também fazer a restrição, o que impede que outras contas do mesmo usuário possam te seguir.