Quem utiliza iPhone costuma ser fã do aparelho por diversos motivos, que vão desde seu sistema operacional até a qualidade da câmera, além das diversas funcionalidades únicas e exclusivas da Apple.
No entanto, o smartphone da Apple também se destaca pela possibilidade de ser personalizado com recursos pouco conhecidos, que podem facilitar ainda mais o uso do dispositivo no dia a dia.
Leia mais:
Ao aproveitar os recursos dos dispositivos iPhone, os usuários podem otimizar a experiência de uso do aparelho, aproveitando assim o celular de forma mais completa. Confira abaixo dez opções de ações que podem mudar o jeito no qual você utiliza o aparelho.
10 funções que seu iPhone tem e você (provavelmente) não sabia
1 – Ferramenta de medição
O iPhone possui um app nativo, que permite que você meça o que precisar, desde objetos até pessoas: o Medidas. Para utilizar o aplicativo, primeiro clique no campo “+” que está localizado na parte inferior, e em seguida, selecionar com dois cliques toda a superfície a ser medida.
Ele pode ser usado em móveis, cômodos de uma casa ou itens menores, sendo uma ferramenta bastante útil no dia a dia.
2 – Criar figurinhas copiando fotos
Uma das funções mais legais do iPhone que está escondida é a de gerar figurinhas de forma fácil, bastando copiar e colar fotos diretamente no WhatsApp. Ela está disponível para a versão do iOS 16, surgindo como uma forma simples de converter as imagens dos usuários em stickers.
Para aproveitar a ferramenta, segure um arquivo de imagem da galeria, e clique em “Copiar”. Após isso, pressione o campo de texto e clique em “Colar”, diretamente em algum chat aberto do WhatsApp. Assim, a foto vai aparecer no formato de figurinha, sendo necessário clicar em “Enviar” para que ela seja enviada.
3 – Barra de espaço que transforma o teclado em trackpad
Você pode ainda usar o teclado do celular como se fosse um trackpad, o mouse do notebook. Isso é bastante útil na hora de posicionar o cursor imediatamente na posição do texto, fazendo com que a digitação e correção dos textos seja mais rápida.
Vá ao teclado, pressione a barra de espaço e a mova até entrar a posição correta no texto. A mudança no cursor pode ser feita a partir de qualquer parte da tela, desde que a barra seja mantida pressionada. Quando o usuário fizer pressão no botão virtual, ele vai ficar com um novo aspecto cinza, sem as letras e os símbolos.
4 – Copiar e colar imagens apenas com um gesto
Os usuários do iPhone ainda podem copiar e colar imagens de forma rápida, utilizando alguns gestos feitos diretamente na tela do celular. Esse procedimento simplifica a operação, e deve ser feito primeiramente com a escolha da imagem a ser copiada na galeria.
Ao selecioná-la, junte três dedos sobre a tela e clique sobre ela. Depois, um ícone de copiar arquivos aparecerá na parte superior da tela, que deve ser pressionado. No local de destino da foto, utilize os mesmos três dedos para efetuar a ação de colar.
5 – Identificar músicas
Já ouviu uma música que gostou, mas não fazia ideia do nome ou de quem era o artista? Com o iPhone, também é possível identificar uma música de forma fácil e nativa. O procedimento pode ser feito com um comando dado diretamente para a Siri, que captura o som ambiente e traz ao usuário mais informações sobre a música.
Contudo, também é possível fazer essa identificação usando a integração do iPhone com o aplicativo Shazam, que está disponível na Central de Controle do celular. Abra os Ajustes, clique na opção “Central de Controle” e deslize a tela para baixo, clicando no campo “+” que está ao lado do ícone do Shazam em azul. e da opção “Reconhecimento de Música”.
Depois, a função estará ativa, e sempre que uma música for tocada próxima ao aparelho, ela poderá ser salva em backup no iCloud, além de ser verificada dentro do próprio app de reconhecimento no campo “Minhas Músicas”.
6 – Copiar textos de imagens e vídeos
O dispositivo da Apple também oferece a ação de copiar textos de imagens e vídeos, que ficou conhecida como Live Text. Ela pode ajudar a obter informações que só seriam registradas em texto caso o usuário fizesse a cópia manualmente, digitando.
Busque uma foto com textos na galeria e, em seguida, pressione o texto de interesse na imagem para que a ferramenta ofereça algumas opções, como copiar, selecionar todo o texto ou palavras específicas, além de traduzir e compartilhar. Para vídeos, o procedimento é o mesmo, bastando pausar a mídia no momento em que está o texto.
7 – Escanear documentos
Se você precisa digitalizar documentos importantes no dia a dia, saiba que não é preciso uma máquina como um scanner para isso: basta utilizar seu celular, de forma nativa. Usuários de iPhone podem contar com a sua câmera em conjunto com o app Notas para isso.
É bastante simples: ao abrir o aplicativo Notas e criar uma anotação, toque no botão de câmera e escolha a opção “Escacnear Documentos”. E está feito!
8 – Usar a Siri como tradutora
Se você costuma viajar muito para outros países, ou tem contato frequente com pessoas estrangeiras, não é preciso, necessariamente, dominar outros idiomas para garantir uma boa comunicação.
Utilizando seu celular e a assistente pessoal Siri, é possível facilitar a comunicação com pessoas nativas. Basta dizer “E aí, Siri” e, em seguida, dizer “Traduza (diga a frase que você quer traduzir)”. Então, escolha para qual língua você deseja que a frase ditada seja traduzida. Ela suporta, atualmente, os seguintes idiomas:
- árabe
- alemão
- espanhol
- francês
- japonês
- italiano
- coreano
- português brasileiro
- russo
- chinês mandarim
9 – Medição de superfícies
Não é apenas a função de medir com trena que pode ajudar no dia a dia, garantindo que o usuário descubra o tamanho de objetos, espaços e até mesmo pessoas. Quem possui um iPhone e precisa colocar uma prateleira ou quadro na parede, por exemplo, pode usar o celular para evitar que o objeto fique torto.
Graças à tecnologia do giroscópio embutida no dispositivo, você pode medir o nível da superfície e deixar o item em linha reta de forma fácil. Basta abrir o app Medida e tocar na aba “Nível”. Após isso, posicione cuidadosamente o iPhone na área que você quer verificar se está plana.
10 – Captura de tela com um toque na parte de trás
Para otimizar o recurso de tirar prints, é possível programar o celular para realizar a ação com um toque na parte de trás do dispositivo. O recurso pode ser ativado e operar como um botão ajustável que faz capturas de tela. Para isso, vá até as configurações do celular, por se tratar de um dos mecanismos de acessibilidade do sistema iOS.
Clique em “Ajustes”, depois em “Acessibilidade”. Na próxima aba, pressione a opção “Toque”, desça a tela para baixo até encontrar o campo “Tocar Atrás”. Assim, será possível definir a ação pretendida, a captura de telas no caso, com a opção de toque duplo ou triplo.