Quem tem carro sabe a dificuldade de encontrar um mecânico de confiança. Nada contra os profissionais que estão aí, existem ótimos no mercado. Mas essa é uma das escolhas importantes na vida de uma pessoa. Daquelas que passam de pai para filho.
A questão fica ainda mais delicada quando pensamos nos carros elétricos, que podem se tornar a maioria num futuro não tão distante assim. O motor é diferente, não tem pistão, o sistema é outro e vários dos acessórios ainda são verdadeiros desconhecidos para algumas oficinas.
Leia mais
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que muitos americanos estão receosos em comprar um EV pelos altos custos relacionados ao seguro e ao conserto desses veículos. Como ainda não são comuns, a mão de obra especializada costumam cobrar mais caro mesmo.
Pensando nisso, a startup Kinetic Automation, que opera no estado da Califórnia, desenvolveu um robô que promete reduzir todos esses custos.
Um robô-mecânico
- O sistema robótico usa visão computacional e software de aprendizado de máquina para diagnosticar rapidamente problemas nos sistemas digitais do veículo.
- Funciona assim: o carro de um cliente chega a uma das baias de serviço da Kinetic, onde é escaneado do para-choque ao para-lama com sensores de visão mecânica.
- Como você pode ver pela imagem, o “mecânico” conta ainda com um braço robótico que espia por cima do carro.
- A varredura determina quais sistemas precisam ser programados com precisão ou precisam de recalibração.
- Em seguida, o software Kinetic, conectado aos sistemas do veículo, iniciará e rastreará a conclusão dessas correções.
- O CEO e cofundador da Kinetic, Nikhil Naikal, explica que a indústria atual é competente e está muito bem equipada para lidar com reparos físicos.
- Mas, segundo ele, são poucos os profissionais prontos para lidar com EVs e outros veículos de ponta.
- Porque, além da parte física, é necessário garantir que todos os sensores, softwares e computadores estejam funcionando corretamente – e isso pode ser demorado e caro.
- Na visão dele, colocar um robô no meio do processo tende a deixar as coisas mais baratas com o tempo.
O futuro robótico já começou
A empresa construiu seus primeiros quatro centros de serviços em Las Vegas e nos condados de Orange County, San Bernardino e Riverside, na Califórnia.
Para impulsionar seu crescimento, a Kinetic levantou US$ 21 milhões em uma rodada de financiamento de risco nos últimos dias.
Um desses investidores foi a Menlo Ventures, que já colocou dinheiro na Uber, por exemplo. Um dos sócios da empresa, Shawn Carolan, disse ter feito essa aposta depois de ouvir algumas mecânicas e concessionárias.
“Eles disseram: ‘Isso reduziu o tempo do nosso ciclo em dias’. Ou ‘Devolvemos os carros aos clientes de forma mais rápida e barata’ e ‘Isso tornou minha vida muito mais fácil’”, explicou ele. “Portanto, sabíamos que isso já estava resolvendo um problema tremendo”, concluiu.
Os investidores apostam ainda que, um dia, a Kinetic também vai fornecer seus serviços para frotas de robotáxis. Isso, no entanto, vai depender de quanto tempo a Tesla vai demorar para lançar o serviço.
Até lá, a startup está focada em contratar, treinar técnicos e construir seus centros de serviços nos EUA para lidar com o crescente mercado de elétricos. Sim, o futuro robótico chegou.
As informações são da CNBC.