A Aliança Internacional de Funcionários de Palco Teatral (IATSE), sindicato que representa as equipes técnicas de cinema e televisão de Hollywood, chegou a um acordo com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) para proteções contra uso de inteligência artificial (IA). De acordo com a Reuters, o contrato é provisório, com duração inicial de três anos.
O que você precisa saber:
- O acordo também inclui aumento salarial, com escala de 7%, 4% e 3,5% ao longo do prazo de três anos;
- No que diz respeito à IA, o acordo inclui “que nenhum funcionário será obrigado a fornecer instruções de IA de qualquer forma que resulte na deslocação de qualquer empregado abrangido”;
- O contrato chega após o sindicato dos atores, SAG-AFTRA, e o AMPTP, que representa estúdios como Disney e Netflix, também chegarem a um acordo no ano passado após greve de quatro meses que interrompeu a produção cinematográfica e televisiva de toda Hollywood — a segunda maior paralisação em muitos anos;
- O acordo feito com o Sindicato dos Atores também tratou de aumento salarial e uso de IA.
Leia mais!
Em 2023, após boom da IA, os sindicatos dos Atores e Roteiristas entraram em greve exigindo, além de aumento salarial, medidas contra o uso da IA na produção de filmes (uso de imagem e voz de atores e produção de textos e roteiros a partir da tecnologia).
A paralisação, considerada a segunda maior de Hollywood, só foi oficialmente encerrada em dezembro, quando o SAG-AFTRA ratificou a proposta apresentada pelos estúdios, último passo para encerrar a greve.
No total, a paralisação de ambos os grupos durou quase 150 dias (a dos atores, que começou depois, durou 118 dias), afetando diversas produções importantes. Antes dela, as greves de atores mais longas foram em 1980, de 95 dias, e em 2000, que durou seis meses.