Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando e, entre as várias opções de transmissão, o canal Peacock, que transmite o evento nos EUA, vai oferecer recapitulações das competições com tecnologia de inteligência artificial (IA) que vai gerar, artificialmente, a voz de Alan Michaels, famoso locutor esportivo.
Os resumos diários estarão no aplicativo da Peacock, chamados de “Sua recapitulação olímpica diária”, e o usuário poderá fornecer informações para que a IA o chame pelo seu nome quando o resumo for acessado.
Leia mais:
Além disso, o usuário escolherá até três tipos de esportes que interessam e até dois tipos de destaques (por exemplo, “Principal competição” ou “Momentos virais e de tendência”). Então, todas as manhãs, ele receberá o resumo na “voz” de Alan Michaels.
Para proteger contra possíveis estranhezas causadas pela IA, a NBC diz que “uma equipe de editores da NBCU revisará todo o conteúdo, incluindo áudio e clipes, para garantia de qualidade e precisão, antes que as recapitulações sejam disponibilizadas aos usuários”.
A voz foi treinada usando as aparições de Michaels na NBC, segundo comunicado enviado à imprensa, e a experiência foi construída internamente.
“Nossa equipe interna da Peacock, que possui engenheiros, gerentes de produto e cientistas de dados, desenvolveu processo proprietário para integrar, otimizar e validar modelo de linguagem grande [LLM, na sigla em inglês] de última geração e tecnologia de síntese de voz para criar esta experiência”, disse John Jelley, da NBC, ao The Verge em comunicado.
Quando os resumos por IA das Olimpíadas chegam ao Peacock?
- As recapitulações da Peacock com voz gerada por IA estarão disponíveis a partir de 27 de julho em navegadores compatíveis e nos aplicativos iOS e iPadOS da Peacock;
- A NBC não quis comentar se estes resumos estarão disponíveis no Android;
- A primeira edição do resumo contará com destaques da cerimônia de abertura e as versões personalizadas terão início no dia 28 de julho.