Um dos principais nomes do cinema independente dos Estados Unidos, Richard Linklater é um dos cineastas mais elogiados de sua geração.
O diretor é conhecido por seus filmes coming-of-age e por explorar temas como juventude, amadurecimento, cultura suburbana, ritos do tempo e muito mais.
Diante disso, resolvemos listar os 8 melhores filmes dirigidos por Richard Linklater.
Richard Linklater: Top 8 Filmes
Antes do Amanhecer (1995)
- Disponível para assinantes do Max.
Primeiro filme da amada trilogia “Before”, “Antes do Amanhecer” é um dos trabalhos mais aclamados de Richard Linklater.
Ethan Hawke interpreta o americano Jesse e Julie Delpy a francesa Celine, dois jovens que se conhecem em um trem a caminho de Viena.
Eles decidem descer na cidade e passar uma noite juntos. O filme é notável por focar nos diálogos existencialistas e profundos do jovem casal.
Antes do Pôr do Sol (2004)
- Disponível para assinantes do Max.
O segundo filme da trilogia “Before” recebeu ainda mais aclamação e é considerado não apenas o melhor trabalho de Richard Linklater, mas também um dos melhores filmes do século XXI.
Ethan Hawke e Julie Delpy retornam aos mesmos papéis. A trama acompanha o reencontro de Jesse e Céline em Paris, nove anos após os eventos de “Antes do Amanhecer”.
Escola de Rock (2003)
- Disponível para alugar e comprar no Apple TV, Microsoft Store, Amazon Prime Video e Youtube Filmes.
Filme de comédia que traz boas doses de rock and roll, “Escola de Rock” e conta com Jack Black no papel principal. Na trama, Dewey (Black), um músico fracassado e desempregado, se passa por professor substituto em uma escola particular.
Porém, ao notar que algumas das crianças possuem talento para a música, Dewey tem uma ideia ousada: ele decide ensinar sobre o rock and roll para seus alunos e formar uma banda com eles para participar de uma competição.
Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused – 1993)
- Disponível para alugar e comprar no Apple TV, Amazon Prime Video e Youtube Filmes.
Comédia coming-of-age, “Jovens, Loucos e Rebeldes” é um dos filmes mais elogiados de Richard Linklater, considerado um clássico cult.
Situado no ano de 1976, o longa acompanha o último dia de aula de uma escola secundária. A trama não possui um protagonista único, e o filme segue um grupo diversificado de adolescentes.
O elenco do filme conta com alguns jovens atores que se tornaram estrelas no futuro: Matthew McConaughey, Jason London, Ben Affleck, Milla Jovovich, Cole Hauser, Parker Posey, Anthony Rapp e Adam Goldberg.
Jovens, Loucos e Mais Rebeldes (Everybody Wants Some!! – 2016)
- Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.
Apesar do título brasileiro, este filme não é uma sequência de “Jovens, Loucos e Rebeldes”. Contudo, ele também é uma comédia coming-of-age e funciona como uma sequência espiritual do longa de 1993.
O filme é ambientado em 1980 e acompanha um grupo de jogadores de beisebol de uma faculdade do Texas. O elenco conta com o ator Glen Powell.
Bernie: Quase um Anjo (2011)
- Não disponível nos streamings.
Comédia ácida, “Bernie: Quase um Anjo” é baseada em fatos reais. O longa é uma adaptação de um artigo escrito por Skip Hollandsworth (que assinou o roteiro do filme com Linklater) e publicado na revista Texas Monthly em 1998.
A trama segue Bernie Tiede (Jack Black), um diretor de funerária querido na sua pequena cidade do Texas. Ele acaba se tornando amigo e, depois, se casa com uma rica e idosa viúva, Marjorie Nugent (Shirley MacLaine).
Porém, ele acaba matando-a e assume o crime quando o promotor Danny Buck Davidson (Matthew McConaughey) assume o caso.
Newton Boys – Irmãos Fora da Lei (1998)
- Não disponível nos streamings.
Baseado no livro homônimo de Claude Stanush (que assinou o roteiro junto com Linklater e Clark Lee Walker), “Newton Boys” é baseado em fatos reais.
O longa segue a história real da quadrilha de ladrões de banco formada pelos irmãos Newton, ativa nos Estados Unidos durante a década de 1920.
Matthew McConaughey, Skeet Ulrich, Ethan Hawke e Vincent D’Onofrio interpretam os irmãos.
Assassino Por Acaso (2023)
A comédia “Assassino Por Acaso” é mais um filme de Richard Linklater baseado em um artigo de Skip Hollandsworth para a revista Texas Monthly.
A trama segue Gary (Glen Powell), um professor universitário que faz um bico para a polícia se passando por um assassino profissional a fim de prender as pessoas que procuram por seu serviço.
Porém, Gary quebra o protocolo quando se sente atraído por uma bela mulher (Adria Arjona) que parece ser vítima de um relacionamento ruim.