Endoscopia ou colonoscopia são exames extremamente importantes para a medicina. Eles, no entanto, costumam cobrar um certo custo ao paciente: além de serem caros, precisam de anestesia geral e são bastante invasivos (você coloca um tubo dentro de você). E se esse tubo fosse substituído por uma pílula com uma câmera dentro dela? Tudo seria mais fácil, não é? Pois essa é a premissa da Pillbot, nova invenção da Endiatx.
A novidade já foi colocada em prática – e a experiência foi super bem-sucedida. Em vídeo divulgado na última quarta-feira (26), o engenheiro responsável pelo projeto, Alex Luebke, demonstrou como funciona o dispositivo. Assista:
Mais sobre o experimento
- Como você pôde ver no vídeo, o próprio Luebke engoliu a pílula, que mostrou imagens em tempo real do esôfago e do estômago dele;
- A Pillbot foi controlada pelo sócio do engenheiro, o professor de Medicina Vivek Kumbhari, que movimentava a câmera por meio de um controle de PlayStation 5;
- Segundo a empresa, a pessoa não sente nenhum tipo de dor ou desconforto depois que toma a pílula;
- Eles só não disseram como ela vai sair do seu corpo depois… mas, bem… isso, todos nós sabemos;
- A Pillbot faz parte de um conceito que norteia o trabalho da Endiatx, que é transformar o cenário do atendimento médico usando a micro-robótica;
- Endiatx, aliás, é abreviação de “Endoscopy, Diagnostics, & Treatment” (Endoscopia, Diagnóstico & Tratamento, em português).
Leia mais:
Próximos passos
A ideia da pílula não é recente, mas o experimento só foi possível agora, pois os engenheiros conseguiram diminuir o tamanho do dispositivo.
Para você ter uma ideia, a primeira versão da Pillbot tinha a circunferência de uma bola. Foram necessários vários ajustes até que a câmera chegasse a esse tamanho de comprimido.
O próximo passo para a invenção é colocar uma inteligência artificial (IA) para trabalhar junto a ela. Os fundadores da Endiatx querem que a pílula consiga fazer, sozinha, um mapeamento completo do sistema digestivo do paciente.
Isso, no entanto, ainda deve demorar, assim como o lançamento do produto no mercado. Isso porque, apesar do experimento divulgado nos últimos dias, a empresa não tem data para estreia da sua invenção.
A Pillbot ainda está na fase de testes clínicos. Você pode ler mais sobre o assunto neste outro texto do Olhar Digital.