Chegou nesta semana ao mercado japonês o monitor portátil mais leve e fino do mundo. O lançamento é da fabricante japonesa Vaio. O novo monitor, que leva o nome de Vaio Vision+, pesa 325 gramas e é mais fino que um smartphone. A Vaio garante que, apesar disso, a resistência do monitor é alta e suporta quedas de mais de 1 metro de altura.
Para efeito de comparação, o Vaio Vision+ tem cerca de 3.9 mm em suas partes mais finas – o que é exatamente a metade do Iphone 15, da Apple, por exemplo. Já o peso é menor do que um pequeno caderno, com espiral, e que qualquer tablet do mercado.
Leia mais:
Vaio reforça resistência do monitor portátil
Segundo a Vaio, o novo monitor, apesar de ser fino e leve, é bastante resistente. A fabricante divulgou que testes internos mostram que ele resiste a quedas de mais de um metro. Ainda afirma que todas as unidades que já estão no mercado passaram por uma checagem final antes de serem colocadas à venda.
O novo monitor também pode ser usado com pés de apoio em uma mesa. O único detalhe é que aí o peso mais do que dobra, chegando a 765 gramas. As dimensões do aparelho seriam de 334 x 222 mm em altura e largura. O Vaio Vision+ tem dimensões de 14 polegadas e resolução de 1.920 x 1.200 pixels. A proporção da tela é de 16:10. O acessório ainda tem amplos ângulos de visão, tecnologia antirreflexo e uma ampla variedade de cores.
Quando se trata de conectividade o Vaio Vision+ não fica para trás de seus concorrentes no mercado. Ele possui duas portas USB-C, passagem de energia PD – o que permite utilizá-lo como carregador para um smartphone, por exemplo -), e DP-Alt para transmissão de imagens. A Vaio também afirma que sua produção foi feita a partir de materiais selecionados, com embalagens sustentáveis e em uma fábrica que só utiliza energia renovável.
Preço do novo monitor portátil
O Vaio Vision+ chegou ao mercado japonês por 54.800 ienes. Se fizermos uma conversão direta para reais seria algo em torno de R$ 1.925. Mas, vale ressaltar, que esse preço deve ser mais elevado quando o acessório chegar ao Brasil. A Vaio ainda não divulgou a data de lançamento em nenhum outro país.