Pular para o conteúdo

como comprar passagens de trem na Europa

Trainline é a melhor plataforma para compra de passagens de trem na Europa.

A interface é muito simples e já vem em português. E o melhor: não implica com cartões (de crédito, débito ou globais) emitidos no Brasil.

Veja nesta página o tutorial tela a tela de como comprar passagens de trem na Europa no Trainline.

Mais abaixo você encontra respostas às dúvidas mais frequentes sobre a Trainline.

A Bóia recomenda:

  • Cadastre-se no site e compre logado
  • Salve suas informações pessoais e simplifique o processo de compra
  • Use cartão global e compre com antecedência para economizar
  • Armazene suas passagens na carteira digital para não depender de conexão

Trainline tela a tela: como comprar suas passagens de trem

Você pode comprar passagens no Trainline pelo site ou diretamente no aplicativo.

No site fica um pouquinho mais fácil comparar os preços, porque cabem mais opções na tela.

Neste post, porém, vou usar as telas do aplicativo, que dão prints melhores. As telas no desktop são um pouco diferentes, mas os passos são exatamente os mesmos.

As passagens que você comprar no site (logado) também vão aparecer para você na aba “Minhas passagens” no aplicativo.

1) Cadastre-se

Uma das maiores vantagens do Trainline é você comprar passagens em diversas cias. ferroviárias e diferentes países sem precisar refazer o cadastro a cada compra.

Antes mesmo de fazer sua primeira busca, abra sua conta. Esta é a chave para salvar todas as suas buscas e facilitar o processo de compra e remarcação de passagens.

Estando logado, todas as atividades que você fizer no site aparecerão também no aplicativo, e vice-versa.

2) Ponha origem e destino no motor de busca

Ao escrever o nome da cidade podem aparecer várias opções de estações. Caso você não saiba o nome da estação mais central (ou mais conveniente para você), selecione simplesmente o nome da cidade.

3) Selecione a data da viagem

Ao clicar no campo de definição de data, vai carregar uma tela com os preços mais baratos de cada dia. Selecione o dia desejado.

(Algumas vezes isso os preços de todas as datas não aparecem na primeira busca, mas devem aparecer nas seguintes.)

Passagem de trem de alta velocidade se comporta como passagem de avião: quanto mais em cima da hora, mais caro. Procure com uma atendência de 60 a 120 dias para encontrar as tarifas promocionais.

Pague com cartão global para conseguir dólar (ou euro) mais em conta, com IOF de apenas 1,1%.

4) Dê OK para a busca

Escolhi o trecho Madri-Barcelona como exemplo para mostrar a maior vantagem do Trainline, que é trazer resultados de cias. ferroviárias concorrentes.

Veja só: os 3 primeiros resultados retornados por esta busca são de 3 cias. diferentes. Ouigo España (uma subsidiária low-cost da SNCF francesa), AVLO (o braço low-cost da espanhola Renfe) e Iryo (uma cia. privada espanhola).

Você pode clicar em “ver detalhes” de cada resultado para fazer a sintonia fina entre as alternativas e escolher a melhor opção.

5) Escolha o assento e considere o upgrade

Ao escolher seu trecho aparecerão as opções de definição de assento, que vão variar de cia. para cia. (e de tarifa para tarifa).

Em muitos casos você poderá optar pela marcação automática do sistema ou, por uma pequena taxa, escolher um assento. Neste exemplo, a cia. Iryo oferece marcação automática gratuita ou escolha de assento por € 5.

Sempre tem reserva automática de assento?

Não. Em países como Alemanha, Áustria e República Tcheca a reserva de assento é opcional (e paga). Se você não reservar assento, só vai poder ocupar assentos não reservados ou viajar em pé.

Já em trens regionais em praticamente todos os países (França, Itália, Espanha, Alemanha…), nos trens Intercity de Holanda e Bélgica e nos trens não panorâmicos da Suíça, não há reserva de assento, nem de maneira opcional.

Mas não se preocupe: as informações de reserva de assento (gratuita, paga, opcional ou indisponível) sempre vão aparecer durante o seu processo de compra.

Tem franquia de bagagem?

Como regra geral, você pode subir no trem com quanta bagagem puder carregar e acomodar sozinho. Na prática, recomendamos viajar com 1 mala P (no máximo, M) + 1 bolsa. Viajar com mala G ou com mais de uma mala de rodinha é um suplício.

Na Espanha e em cias. low-cost, porém, existe limitação de bagagem. Por isso vale a pena conferir os detalhes de cada tarifa para ver se não será preciso comprar bagagem à parte.

Vai um upgrade aí?

Antes de você ir para o pagamento, o Trainline sempre vai perguntar se você não quer viajar numa categoria superior.

Por desencargo de consciência, dê uma olhadinha na oferta – às vezes a diferença nem é tão grande (e o conforto pode aumentar bastante).

6) Pague a passagem

Na tela de pagamento vai aparecer a taxa cobrada: normalmente, 5% sobre a compra. Na minha opinião, é uma taxa bastante razoável, dada a comodidade oferecida pela ferramenta. (Mas nada impede você de ir ao site da cia. ferroviária e comprar por lá.)

Depois de escolher seu modo de pagamento vai aparecer uma tela para você preencher as informações exigidas pela cia. ferroviária que ainda não estejam no seu perfil. Aproveite para salvar as informações – desta maneira esses dados não serão pedidos numa próxima compra.

Vai viajar acompanhado? Salve os dados dos acompanhantes também

Ao salvar os detalhes de acompanhantes, você na prática cria ‘usuários’ que você vai poder habilitar antes de cada busca e facilitar todo o processo.

7) Passagem emitida!

Depois de completar o pagamento aparecerá o resumo da sua compra, com link para ver o bilhete/cartão de embarque.

Trens regionais na Itália: faça o web check-in no Trainline

Os trens regionais italianos – e apenas eles – requerem de uns tempos para cá que se faça web check-in no dia da viagem.

Se você comprou sua passagem no Trainline, consegue fazer o web check-in pelo aplicativo, sem precisar recorrer à Trenitalia (cujo app não está disponível fora da Itália, por sinal).

8) Armazene a passagem na carteira digital

A passagem vai ficar disponível na área “Meus bilhetes” do aplicativo e também é enviada por email.

Mas se não quiser depender de conexão de rede, aproveite para armazenar na carteira digital do seu celular. Assim estará disponível mesmo offline.

Mas se você preferir, também pode imprimir o cartão de embarque.

Trainline: dúvidas mais frequentes

Desde quando existe o Trainline?

O site entrou no ar no fim dos anos 90, na esteira da desregulamentação do transporte ferroviário no Reino Unido.

Pense na situação: da noite para o dia havia muitas cias. ferroviárias competindo pelas rotas, cada uma com seus preços. O Trainline chegou para comparar resultados em várias cias. numa busca só.

Na década de 2010 o Trainline incorporou o site francês Capitaine Train, que tinha sido criado para contornar as dificuldades de fazer reserva no site da cia. francesa SNCF (que até hoje tem a ferramenta menos amigável de todas as cias. ferroviárias europeias).

A partir daí, passou a comercializa também passagens de trem na maioria dos países da Europa.

Seu sistema é mais simples que o de boa parte das cias. ferroviárias. E nos países em que o transporte ferroviário foi aberto à concorrência – como Itália, Espanha, França, Alemanha e Áustria -, traz os resultados de todas as cias. na rota buscada.

Quais são as vantagens do Trainline?

O Trainline:

  • Tem site e aplicativo em português do Brasil
  • Aceita cartões de débito global (Wise, Nomad & cia.) e cartões emitidos no Brasil
  • Compara os preços de diferentes cias. ferroviárias na mesma rota
  • Permite marcação de assento sempre que isso for possível
  • Compara automaticamente trem com ônibus no mesmo trecho
  • Mostra tarifas promocionais
  • Emite cartões de embarque digitais de todas as cias.

Como funciona o Trainline?

O Trainline funciona como qualquer comparador de voos – mas é especializado em trens e ônibus.

O Trainline entra nos inventários das cias. ferroviárias europeias e traz os trechos disponíveis, pelo menor preço encontrado no sistema, acrescentando uma pequena taxa de 0,5% (que só aparece na tela final).

O Trainline funciona em todos os países da Europa?

Nem todos. As exceções mais importantes são Portugal e Hungria. (Mas no caso da Hungria você consegue comprar os trens austríacos que vão para Budapeste.)

O Trainline é confiável?

Np site Trust Pilot, que é o “Reclame Aqui” da internet mundial, o Trainline tem nota 4,3 sobre 5 (veja aqui as resenhas). É uma nota semelhante à do buscador Skyscanner, que tem 4,4.

As tarifas do Trainline são iguais às dos sites das cias. ferroviárias?

Normalmente são as mesmas tarifas, acrescidas de uma comissão de 0,5% (que só aparece na última tela).

Muito eventualmente pode haver alguma tarifa superdescontada que a cia. ferroviária venda apenas diretamente. É raro, mas pode acontecer.

É fácil fazer alterações nas passagens compradas no Trainline?

Sim, você consegue fazer todas as alterações entrando nas suas reservas.

Como acontece com passagens aéreas, as remarcações são feitas de acordo com as condições da sua tarifa. Quanto mais descontada a tarifa, mais penalidades para alterar.

Como fico sabendo se houver mudança no horário do meu trem?

Ative as notificações do Trainline no aplicativo.

O app manda lembretes na data da sua viagem e avisa também se houve qualquer mudança determinada pela cia. ferroviária.