Alguns analistas já cravaram que o futuro do automobilismo nas ruas será elétrico. Mas e nas pistas? Será que os EVs substituirão um dia os carros de corrida com motor a combustão? Será que o público vai gostar da mudança?
Eu poderia elencar mais inúmeras perguntas, mas todas elas continuariam sem resposta. Qualquer diagnóstico feito agora será equivocado e ficará no campo da adivinhação. Agora, o que é fato é que já existem carros elétricos potentes o suficiente para disputar em alto nível.
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No último fim de semana, a NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing), uma das principais, senão a principal, categoria de velocidade nos Estados Unidos, apresentou o seu primeiro protótipo elétrico.
O modelo, desenvolvido pela Chevrolet, Ford e Toyota, em parceria com a empresa de eletrificação ABB, foi conduzido pelo piloto veterano David Ragan. O veículo acelerou na pista da Chicago Street Race, uma das etapas da NASCAR Cup Series.
E, como você vai ver no vídeo abaixo, o ronco do motor foi embora, mas o carro fez bastante barulho mesmo assim:
Detalhes do modelo elétrico da Nascar
- O carro possui três motores STARD UHP de 6 fases (um dianteiro e dois traseiros).
- Tudo isso é alimentado por uma bateria de 78 kWh refrigerada a líquido.
- De acordo com a NASCAR, “seu trem de força ajustável pode gerar 1.000 kW na potência máxima”.
- Do lado de fora, o carro foi construído sobre um chassi Next Gen modificado – que é o utilizado atualmente na série Cup.
- Outro detalhe interessante é que a frenagem regenerativa converte energia cinética em potência.
- E a aceleração é duas vezes mais rápida que a de um stock car normal.
- Ele, no entanto, não alcançou a mesma velocidade máxima nos testes.
- A diferença de tempo, porém, foi muito pequena: de apenas dois décimos de segundo.
- Ou seja, não ficou devendo em nada para um veículo a combustão.
A NASCAR pensa em trocar os carros por EVs?
A resposta é não. Pelo menos não agora. A experiência do último fim de semana fez parte de uma ação da categoria com a empresa de eletrificação ABB.
Num primeiro momento, os organizadores apenas quiseram medir o interesse dos fãs em corridas elétricas. Além disso, a NASCAR aproveitou para anunciar algumas metas de sustentabilidade que eles querem perseguir – e a ABB vai ajudar a alcançar.
Os americanos querem reduzir sua própria pegada de carbono a zero em suas operações principais do projeto NASCAR Impact até 2035.
Além disso, eles planejam fornecer eletricidade 100% renovável em suas pistas e instalações de corrida até 2028. Para isso, querem contar com diversas estações de carregamento espalhadas pelos locais, além de foco em fontes de energia renovável.
Sobre os carros em si, antes dos EVs puros, as montadoras devem pensar em combustíveis mais limpos. Seria uma mudança menos brusca – e mais barata.
As informações são do Inside Evs.