Uma bicicleta elétrica pesa consideravelmente mais do que um modelo tradicional: enquanto a primeira fica entre 8 e 14 quilos, as e-bikes pesam em média 20 quilos. O motivo por trás disso é o motor. A empresa de tecnologia automotiva ZF resolveu mudar isso e oferecer uma opção de motor de bicicleta elétrica bem mais leve e menor do que o tradicional.
Apesar do tamanho reduzido, a potência e torque continuam. A novidade vem pela divisão de micromobilidade da ZF e, segundo o New Atlas, é um dos motores elétricos mais compactos e discretos do mercado do ciclismo, com um tamanho de uma lata de refrigerante.
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Empresa aposta em motor leve para bicicleta elétrica
O motor compacto da ZF foi batizado de CentriX e apresentado no evento Eurobike 2024, que aconteceu na semana passada em Frankfurt, na Alemanha. Trata-se de um sistema de acionamento elétrico completo que inclui motor, hardware de controle, aplicativo, conexão em nuvem e bateria.
Veja as especificações:
- O motor tem 48 V, potência de 600 W e torque de 90 Nm (quase o dobro do que o motor TQ HPR50, compacto que já se tornou famoso por seu design leve);
- Ele vem com duas opções de bateria: 504 ou 756 Wh;
- O motor tem dimensões de 12 x 9 centímetros, pouco mais do que uma lata de refrigerante;
- Ele pesa 2,5 kg.
Motor é voltado para amantes de aventura
Por sua leveza, o motor para bicicleta elétrica é recomendado para ciclistas de mountain bikes, prometendo passeios seguros em terrenos instáveis e íngremes.
Há também uma versão com torque e potência menor (450 W e 75 Nm) para quem quiser rodar nas cidades.
A empresa ainda promete um design de remoção rápido da bateria para facilitar o carregamento e um display com informações sobre a motorização. O pacote inclui conectores, aplicativo para smartphone, conexão Bluetooth, e funções de navegação e rotas.
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Motor para bicicleta elétrica deve chegar em breve
A apresentação na Eurobike 2024 contou com uma demonstração na bicicleta elétrica da empresa alemã Raymon, a e-MTB Tarok. A expectativa é que ela esteja à venda a partir do início de 2025.