A plataforma chinesa de varejo Temu acaba de ingressar no e-commerce brasileiro, gerando muitas dúvidas entre os consumidores. Uma delas é como o cliente deve fazer para devolver um produto na Temu.
Entenda agora, quais produtos não são elegíveis para devolução e qual o passo a passo correto estipulado pela política de devolução e reembolso da plataforma.
Leia mais
Condições para devolver produto na Temu
Inicialmente, é importante ficar ciente de algumas informações sobre a devolução de um produto na Temu, como quais produtos são elegíveis para a devolução, se o frete é grátis e se é necessário encontrar etiqueta no site para colar na embalagem.
A própria Temu esclarece essas questões em seu site, mas abordaremos aqui resumidamente cada uma para facilitar.
Produtos que não são aceitos para devolução na Temu
Sobre os produtos elegíveis para a devolução, a plataforma informa que todos os itens de compra na Temu são elegíveis para devolução e reembolso, salvo algumas exceções.
Itens de vestuário já usados ou danificados após a entrega, ou que não tenham mais etiqueta, por exemplo, não podem ser devolvidos. Também entram nessa lista, itens rotulados como não reembolsáveis, produtos de saúde e cuidados pessoais, além de pedidos de presentes grátis.
Frete e etiqueta
Segundo a Temu especifica, o frete de devolução é gratuito na primeira devolução de cada pedido dentro de 90 dias a partir da data da compra. No entanto, a plataforma orienta que os clientes enviem os itens devolvidos em uma única remessa para evitar o pagamento de taxas adicionais.
Quanto a etiqueta, o site explica que não é necessário imprimir e colar na embalagem. Basta informar o código de devolução nos Correios e eles imprimirão e anexarão a etiqueta para você. Contudo, a Temu orienta que você leve o produto embalado corretamente aos Correios.
Como fazer devolução na Temu
- Acesse seu login na Temu
Acesse sua conta Temu no site ou no aplicativo para solicitar a devolução e reembolso. Em seguida, vá até “Seus Pedidos”.
- Selecione o item a ser devolvido
Em “Seus Pedidos” clique no botão “Devolução/Reembolso, selecione o(s) item(s) que deseja devolver e o motivo da devolução.
- Selecione o método de reembolso
Depois de fornecer as informações necessárias sobre o motivo da devolução, clique no botão “Próxima etapa” para prosseguir.
Caso a plataforma considere que não há necessidade de devolver o item, a etapa final será simplesmente selecionar o método de reembolso.
Você pode optar por receber seu reembolso como saldo de crédito Temu ou ser creditado de volta por meio de seu método de pagamento original. Após selecionar a opção desejada, basta clicar em “Enviar”.
- Devolva o item nos Correios
A plataforma explica que se você precisar devolver seu(s) item(ns), você poderá escolher os métodos de devolução e reembolso. Após a solicitação, será enviado um código de devolução para que você possa devolver o produto.
Dessa forma, você deverá colocar o item, ou os itens de devolução em um único pacote e use a etiqueta de devolução que fornecemos para enviá-los, caso não possa imprimir a etiqueta, é só informar o código de devolução aos Correios para que o atendente imprima para você.
Vale lembrar que ao embalar os produtos, cada item deve estar com o seu código de barras original.
Após isso, você pode acompanhar o status do reembolso de seus itens na página de detalhes do pedido ou por meio de notificações por SMS/e-mail/push do Temu.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre as etapas de como devolver um produto na Temu, você pode acessar o link para a política de devolução do site do e-commerce.