A expectativa era que o mundo (leia-se: consumidores) iriam aderir em peso à transição de carros a combustão para carros elétricos. Na realidade, não foi bem assim. E montadoras estadunidenses perceberam. Após injetarem bilhões de dólares na corrida dos EVs, agora elas recuam nos planos de investimento.
Queda no crescimento das vendas de carros elétricos faz montadoras repensarem
- Após investimentos bilionários em veículos elétricos (EVs), montadoras dos EUA, como Ford e GM, estão reduzindo seus planos de expansão devido à recepção morna do mercado;
- As vendas de EVs nos Estados Unidos caíram nos últimos 12 meses, levando a um reajuste nas expectativas e estratégias das montadoras, que inicialmente esperavam produzir mais de um milhão de veículos elétricos anualmente;
- A Ford redirecionou a produção de uma fábrica no Canadá de SUVs elétricos para caminhonetes de grande porte, enquanto a GM reduziu sua meta de produção de EVs para 2024. A Tesla também desacelerou planos de expansão;
- A possibilidade de mudanças nas regulamentações automotivas nos EUA, com a potencial reeleição de Donald Trump, pode afetar ainda mais o mercado de EVs. Trump se opõe a políticas pró-EVs implementadas por Joe Biden.
Modelos caros e dificuldades em carregá-los em viagens longas estão entre os motivos do desencanto dos consumidores em relação aos carros elétricos. Resultado: o crescimento das vendas caiu nos últimos 12 meses nos EUA. Sinal de alerta aceso, pé tirado do acelerador. As informações são do New York Times.
Carros elétricos saem dos holofotes das montadoras (nos EUA, pelo menos)
Recentemente, a Ford informou que iria reequipar uma fábrica no Canadá para fabricar caminhonetes de grande porte. Antes, o plano era produzir SUVs elétricos nesta unidade.
A decisão da Ford veio logo após a General Motors (GM) anunciar a expectativa de fabricar de 200 mil a 250 mil carros e caminhões elétricos em 2024. A expectativa original era de 250 mil a 300 mil.
GM e Ford divulgaram, alguns anos atrás, que esperavam fabricar mais de um milhão de veículos elétricos por ano. Mas a CEO da GM, Mary T. Barra, disse recentemente que levaria mais tempo do que o planejado para atingir esse patamar. O motivo? Crescimento lento das vendas de EVs.
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Também houve mudanças de planos na Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk. Com queda de 6,6% nas suas vendas globais no primeiro semestre de 2024, a empresa desacelerou seus planos de construir uma fábrica no México na Índia.
Além disso, as regulamentações automotivas podem mudar bastante nos EUA se o ex-presidente Donald Trump se reeleger em 2024. Isso porque Trump prometeu desfazer diversas políticas aprovadas pelo atual presidente, Joe Biden. Entre elas, as que incentivam o uso de carros elétricos.