O X está sendo investigado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O órgão abriu processo na sexta-feira (26) contra a rede social de Elon Musk por suposto uso de informações dos usuários para treinar o Grok, inteligência artificial (IA) da companhia.
A ANPD instaurou o inquérito após vir a público que, assim como a Meta, o X mexeu em sua política de privacidade, deixando, como opção padrão, o compartilhamento de informações sem aval do usuário. Caso a pessoa não queira isso, deve desativar a opção por conta própria.
Ao Tele.Síntese, a ANPD disse ter expedido ofício à rede social solicitando esclarecimentos acerca da mudança na política de privacidade e treinamento do Grok.
Na União Europeia (UE), a empresa está sendo investigada pelo mesmo motivo.
- A Meta está em situação similar ao X;
- A ANPD impediu que a empresa de Mark Zuckerberg use dados de brasileiros para treinar sua IA;
- A situação da big tech é a mesma: ela teria mudado suas políticas de privacidade sem deixar claro aos usuários;
- Quanto ao X, nesta segunda-feira (29), o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirmou, em nota, ter sido “surpreendido com prática semelhante do X” em relação ao uso de informações pessoais para treinar a IA;
- O Idec apontou, ainda, que grandes empresas de tecnologia vêm se aproveitando “da dependência que temos delas para abusarem de direitos” e que “é preocupante a maneira como querem avançar essas tecnologias às custas de direitos e de dados pessoais dos usuários”.
Leia mais:
Novamente, no caso do X, vemos que isso é feito. Concretamente, vemos um design malicioso: há uma pré-seleção da opção de que os consumidores aceitariam o uso de seus dados para fins de tratamento de IA. Esse consentimento não deveria ser pressuposto e, sim, explícito – além de ter de ser livre e informado. Não é o que vemos no caso concreto.
Idec, em nota
X não se pronuncia
Como se sabe, desde que Musk assumiu o X, o setor de imprensa foi praticamente desintegrado, sendo que a empresa só responde aos questionamentos da imprensa com um emoji de cocô.
Por ora, a empresa não se pronunciou, tampouco Elon Musk, que costuma comentar decisões relacionadas ao X no Brasil.
Como desabilitar a opção padrão de compartilhamento de dados na rede social
Para impedir o compartilhamento de dados com o X, faça o seguinte passo a passo (disponível apenas a versão web):
- Acesse o X em seu computador;
- No painel lateral, clique em “Mais”;
- Vá para “Configurações e Privacidade”;
- A seguir, selecione “Privacidade e Segurança”;
- Clique em “Grok”;
- Desmarque a opção “Permitir que seus posts e suas interações, entradas e resultados do Grok sejam usados para treinamento e ajuste fino”.