Pular para o conteúdo

veja o resumo dos Jogos Olímpicos desta sexta-feira

O que aconteceu de importante nesta sexta-feira (2) na Olimpíada de Paris 2024? Confira a seguir o resumão com os principais resultados na capital francesa. A grande destaque foi a primeira medalha de ouro do Brasil, conquistada por Beatriz Souza no judô.

Beatriz Souza vence no judô e conquista primeiro ouro do Brasil em Paris

A judoca brasileira Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko na final do judô, na categoria +78 kg, e conquistou o primeiro ouro do Brasil em Paris-2024.

Ela conseguiu um wazari logo no começo do embate e segurou o resultado até o fim do tempo. Para chegar à final, a brasileira passou pela francesa Romane Dicko, líder do ranking mundial. Beatriz tem 26 anos.

Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris
Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris

+ 13 melhores judocas de todos os tempos

Calderano perde para sueco e disputará medalha de bronze no tênis de mesa

Hugo Calderano foi derrotado na tentativa de avançar à final masculina de simples do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris. Superado pelo sueco Truls Moregardh, na tarde francesa de sexta-feira (2), o brasileiro vai lutar pela medalha de bronze, o que ainda pode lhe dar um resultado significativo.

Jamais um mesa-tenista do Brasil subiu ao pódio olímpico. O carioca de 28 anos terá essa chance no domingo (4), em duelo com o francês Felix Lebrun, no pavilhão 4 da Arena Paris Sul. Para aproveitá-la, terá de se recuperar de um desempenho que não era o esperado por ele diante de Moregardh – grande surpresa do torneio, embora seu país tenha tradição no esporte.

Calderano perdeu nas semifinais
Calderano perdeu nas semifinais

+ Hugo Calderano: biografia, títulos, ranking no tênis de mesa e Paris 2024

Brasil vence a 1ª, desencanta no vôlei e avança para as quartas em Paris

Brasil avançou no vôlei
Brasil avançou no vôlei

A seleção brasileira venceu sua primeira partida no vôlei masculino das Olimpíadas de Paris e garantiu sua classificação para as quartas de final, após bater os egípcios com tranquilidade.

O Brasil não precisou fazer muitas contas para se classificar à fase de mata-mata. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Egito (parciais de 25 a 11, 25 a 13 e 24 a 15), o time do técnico Bernardinho avançou como terceiro lugar do grupo e no chaveamento vai como oitavo classificado.

+ Posições do vôlei [2024]: entenda as funções e o rodízio em quadra

Caboclo brilha, Brasil vence Japão e sonha com vaga nas quartas do basquete

Caboclo.
Caboclo.

Com um inspirado Bruno Caboclo, o Brasil venceu o Japão por 84 a 102 nesta sexta-feira (2) pelo Grupo B do basquete masculino e ainda sonha com uma vaga nas quartas de final das Olimpíadas de Paris.

Caboclo foi o cestinha do jogo, com 33 pontos. Josh Hawkinson foi o destaque japonês, com 26 pontos.

A vitória colocou a seleção brasileira na terceira colocação do Grupo B e ainda com chance de classificação. O Brasil agora aguarda os resultados da última rodada dos Grupos A e C para saber se, pelos saldos finais, consegue ficar entre os dois melhores terceiros que avançam para o mata-mata.

+ Melhores jogadores de basquete da atualidade

Rafael Silva perde primeira luta do judô e dá adeus à medalha nos pesados

Rafael Silva, o Baby, foi eliminado em sua primeira luta na categoria acima de 100kg, nesta sexta-feira (2). O brasileiro acabou derrotado por Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, e não tem mais chance de medalha individual no judô.

Rafael Silva teve um início de luta complicado e acabou eliminado faltando um minuto para o fim da luta. O judoca do Azerbaijão encaixou um waza-ari e um estrangulamento para derrotar o brasileiro em 2min59s de combate e avançar para a próxima fase.

Rafael Silva perdeu na primeira luta
Rafael Silva perdeu na primeira luta

+ Quem é Teddy Riner, judoca francês tricampeão olímpico em Paris 2024?

Com Bia Souza, judô vira 2º esporte com mais ouros olímpicos para o Brasil

Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris
Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil em Paris

Beatriz Souza conquistou nesta sexta-feira (2) a quinta medalha de ouro do judô brasileiro na história dos Jogos Olímpicos.

Bia se juntou a Rafaela Silva (2016), Sarah Menezes (2012), Rogério Sampaio (1992) e Aurélio Miguel (1988) como medalhistas de ouro. Os cinco são os únicos judocas brasileiros a subirem no lugar mais alto do pódio.

Apenas a vela tem mais medalhas de ouro, com oito. O judô igualou atletismo e vôlei. Ambas modalidades também obtiveram o melhor resultado possível para o Brasil cinco vezes.

O judô é o esporte que mais entregou medalhas olímpicas ao Brasil na história. Ao todo, os atletas da modalidade renderam 27 pódios ao país. Além dos cinco ouros, são quatro pratas e 18 bronzes.

+ Beatriz Souza, a Bia: história, medalhas e Olimpíada de Paris 2024

Boxeadora brasileira que pode enfrentar pivô de polêmica sobre gênero evita assunto

A brasileira Jucielen Romeu, que avançou para as quartas de final no boxe nas Olimpíadas de Paris, preferiu não entrar na polêmica sobre as duas lutadoras olímpicas acusadas de participar indevidamente do torneio feminino.

Uma dessas lutadoras, a taiwanesa Lin Yu-ting, é da mesma categoria de peso da brasileira (até 57 kg) e pode enfrentá-la na semifinal.

“Costumo focar em uma luta por vez. Se eu não ganhar a próxima, eu não enfrento ninguém na terceira luta”, disse Jucielen à reportagem. “Então procuro focar no que está acontecendo agora, justamente para não me atrapalhar no momento e acabar perdendo, por estar focada em uma coisa que nem está no meu alcance nem tem o que eu fazer.”

Carol e Bárbara reagem e vencem holandesas no tie-break no vôlei de praia

Em disputa acirrada, brasileiras Carol Solberg e Bárbara Seixas venceram as holandesas Katja Stam e Raisa Schoon nesta sexta-feira (2) pela terceira rodada da fase de grupos do vôlei de praia das Olimpíadas de Paris. As brasileiras viraram o jogo e levaram no tie-break por 2 a 1 (parciais de 21 a 16, 21 a 17 e 18 a 17).

Invictos, Evandro e Arthur batem tchecos no vôlei de praia e vão às oitavas

Evandro e Arthur Lanci venceram os tchecos Perusic e Schweiner, nesta sexta-feira (2), no vôlei de praia, nas Olimpíadas de Paris. Mesmo com disputa acirrada no começo, brasileiros fecharam a partida por 2 a 0 (parciais de 21/18 e 21/16). Agora, os dois seguem para as oitavas de final, que será mata-mata.

Wanderley Pereira perde para atual vice-campeão e fica sem medalha no boxe

Wanderley Pereira foi derrotado pelo ucraniano Oleksandr Khyzhniak nas quartas de final do boxe masculino até 80kg, nesta sexta-feira (2), pelas Olimpíadas de Paris-2024. O ucraniano foi mais agressivo durante todo o combate e venceu por unanimidade. Ele levou a melhor em todos os rounds na avaliação de todos os juízes.

Veja cada medalha que Brasil conquistou nas Olimpíadas de Paris

Com o ouro da judoca Beatriz Souza nesta sexta-feira (2), o Brasil chega ao total de sete medalhas nas Olimpíadas de Paris.

É a segunda do judô nestes Jogos. No domingo (28), Willian Lima havia conquistado a prata na categoria até 66 kg.

Nesta quinta-feira (1°), outras duas pratas, para Caio Bonfim, na marcha atlética, e para Rebeca Andrade, na ginástica artística.

MEDALHAS DO BRASIL

OURO

– Beatriz Souza – Judô (categoria +78 kg)

PRATA

– Caio Bonfim – Marcha atlética

– Rebeca Andrade – Ginástica artística – Individual geral

– Willian Lima – Judô (categoria 66 kg)

BRONZE

– Larissa Pimenta – Judô (categoria 52 kg)

– Rayssa Leal – Skate street

– Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira – Ginástica artística (disputa por equipes)

Veja também:

Botafogo-SP x Coritiba: escalações prováveis e onde assistir

Botafogo-SP x Coritiba: escalações prováveis e onde assistir

Seleção brasileira já jogou mais de dez vezes no Paraná; relembre

Seleção brasileira já jogou mais de dez vezes no Paraná; relembre

Cartola: Dicas para pontuação e mais escalados da 21ª rodada

Cartola: Dicas para pontuação e mais escalados da 21ª rodada

Os maiores artilheiros da história da Sul-Americana

Os maiores artilheiros da história da Sul-Americana