Pular para o conteúdo

Projeto alemão mistura Kombi e trem; veja

Existem coisas na vida com as quais estamos acostumados. Aquelas para as quais estamos preparados. E existem aquelas que nos pegam totalmente de surpresa. É o caso de um projeto recém-lançado pela Volkswagen na Alemanha.

O departamento de veículos clássicos comerciais da montadora desenterrou uma ideia da década de 1950. Imagine uma Kombi, um dos carros clássicos da marca. Só que coloque ela sobre trilhos.

Esse é o conceito do projeto Klv-20, que nasceu em 1955 e que voltou a operar neste ano, numa exibição na cidade de Lengenfeld.

Leia mais

Uma curiosidade interessante é que o Klv-20 foi desenvolvido naquela época para servir como um veículo de trabalho para a ferrovia federal da Alemanha, a Deutsche Bundesbahn. Ele levava funcionários rapidamente para pontos diferentes da ferrovia.

Como a estatal precisava com certa celeridade de veículos de serviço compactos, ela encomendou um vagão ferroviário Volkswagen Transporter em vez de projetar um novo veículo do zero.

A montadora, então, decidiu usar algo que já tinha e que fazia sucesso: pegou uma Kombi e colocou uma estrutura de trem por debaixo dela.

A operação do Klv-20 durou até o fim dos anos 70, quando a ferrovia federal da Alemanha decidiu aposentar o modelo.

Apesar do passeio de exibição feito neste ano, a Volkswagen não planeja retomar a produção desse veículo. Ele ficará apenas à mostra no museu da marca.

Como essa Kombi é por dentro

  • Mecanicamente, o veículo vem com um motor Volkswagen de quatro cilindros, com rendimento de 28 cv de potência.
  • A força gerada é transferida para as “rodas” a partir de dois eixos de corpos articulados.
  • A potência de parada vem de um sistema de freio de sapata óleo-hidráulico ativado por pedal.
  • O carro é movido por um motor boxer a gasolina de quatro tempos e transmissão manual de quatro velocidades com marcha ré.
  • Um detalhe estético interessante é que os icônicos faróis redondos não estão lá, assim como suas lanternas traseiras.
É exatamente a mesma Kombi por dentro, mas ela anda sobre trilhos – Imagem: Divulgação/Volkswagen
  • Para atender melhor às regulamentações ferroviárias, a Kombi-trem possui duas luzes dianteiras brancas quase no teto do carro – e só.
  • Por dentro, o veículo possui três fileiras de bancos estofados, totalizando oito lugares.
  • Além disso, o veículo não possui volante nem retrovisor – o que é meio óbvio, já que ele anda somente sobre trilhos.

As informações são do New Atlas.