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Nissan cria ‘tinta fria’ para reduzir temperatura interna de veículos

Nesta terça-feira (6), a Nissan anunciou a criação de uma “tinta fria” capaz de tornar a temperatura interna dos veículos mais fresca sem necessidade de ar-condicionado. O revestimento – cuja espessura é cerca de seis vezes mais grossa do que as tintas convencionais –  foi criado em parceria com a chinesa Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo.

Entenda:

  • A Nissan criou uma “tinta fria” para reduzir a temperatura interna dos veículos sem necessidade de ar-condicionado;
  • O material foi criado em parceria com a chinesa Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo;
  • De acordo com a empresa, a tinta reduziu a temperatura do teto dos carros em 12 ºC, e a do interior em 5 ºC;
  • O revestimento consegue refletir melhor a luz do Sol e criar ondas eletromagnéticas para bloquear os raios, desviando a energia para longe dos veículos.
Tinta fria reduz uso de ar-condicionado e preserva eficiência do motor. (Imagem: Nissan)

A nova tinta foi testada pela Nissan em veículos que circulavam pelo Aeroporto de Haneda, localizado em Tóquio. O local conta com muitas áreas sem sombra – e o Japão atualmente vem registrando recordes de altas temperaturas, intensificando ainda mais o calor dentro dos veículos.

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A tecnologia de resfriamento com tinta já é bastante comum ​​em edifícios, por exemplo. Ao aplicá-la nos carros, a técnica pode fazer com que o uso do ar-condicionado seja reduzido e, com isso, evitar a perda de eficiência do motor.

Comparação entre carro com tinta fria (esquerda) e tinta comum (direita). (Imagem: Nissan)

De acordo com a Nissan, a tinta fria conseguiu reduzir a temperatura do teto dos carros em 12 ºC, e a do interior em 5 ºC. A empresa ainda diz que o novo revestimento especial reflete melhor a luz do Sol e cria ondas eletromagnéticas para bloquear os raios, desviando a energia para longe dos veículos.

“Meu sonho é criar carros mais frios sem consumir energia. Isso é especialmente importante na era dos veículos elétricos, onde o ar-condicionado ligado no verão pode ter um impacto considerável no estado da carga”, disse Susumu Miura, gerente do Nissan Research Center, no comunicado.