Em tempos de Olimpíada, o brasileiro sempre fica mais patriota – o que é ótimo. Pena que a nossa memória é curta e acabamos nos esquecendo da maioria das modalidades pelos 4 anos seguintes – até os próximos Jogos, quando voltamos a ser torcedores e especialistas de tudo.
Aproveitando esse clima olímpico, vale lembrar aqui – e muita gente não sabe – que o Brasil é pódio quando o assunto é aviação. A Embraer é uma das grandes empresas do setor: trata-se do 3º maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder absoluto no segmento de até 130 assentos.
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E se tem um modelo que pode ser considerado medalha de ouro é o Phenom 300, detentor da marca de jato mais vendido do mundo na sua categoria por 12 anos consecutivos.
A família Phenom, aliás, tem vários modelos de destaque. O irmão mais novo, por assim dizer, o Phenom 100 também é um campeão de vendas.
E a Embraer acaba de trazer a nova geração dele aqui para o Brasil. O modelo ficou exposto dos dias 6 a 8 de agosto no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (SP), durante a famosa Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), a maior feira de aviação de negócios da região.
Conheça o Phenom 100EX
- A linha Phenom 100 é considerada “de entrada”, ou seja, a mais simples da empresa.
- Para nós, mortais, que nunca andamos num jato executivo, porém, essa aeronave não tem nada de simples.
- São quase 13 metros de comprimento, com capacidade para até 7 passageiros mais o piloto (acredite, o espaço interno é bem grande e confortável).
- O interior é cheio de detalhes, com os proprietários podendo escolher até o tipo de costura das poltronas.
- O controle de iluminação e de ar-condicionado ocorre por meio de um painel touchscreen.
- Caso não esteja em uso, ele fica apagado, bastando aproximar a mão para que seja ativado.
- Na parte técnica, o Phenom 100EX supera seus antecessores em 30 km/h, chegando a voar a 752 km/h.
- O jatinho também passou por melhorias nos motores, que aumentaram sua tração em 15%.
- O novo modelo também possui um sistema de descida automática de emergência em caso de despressurização do avião.
- Na prática, isso significa que, se acontecer algo do tipo, o avião desce até uma altitude segura onde é possível respirar sem auxílio de máscaras de oxigênio.
- Por fim, o Phenom 100EX é o único da categoria a ter um sistema para evitar que o avião saia da pista na hora do pouso.
- Denominado ROAAS, ele é mais comum em aeronaves de grande porte.
As informações são do UOL.