Com o aumento das tensões e a expectativa de um ataque do Irã, o governo dos Estados Unidos anunciou o envio de um submarino capaz de disparar mísseis para a região do Oriente Médio. O objetivo da Casa Branca é proteger os aliados israelenses.
Submarino tem grande poder de destruição
O USS Georgia é um submarino de propulsão nuclear operado pela Marinha norte-americana. A embarcação é equipada com mísseis guiados subsônicos, de longo alcance e com grande poder de destruição.
Ela foi originalmente construída como um submarino de mísseis balísticos armado com 24 mísseis Trident II. No entanto, entre 2005 e 2008, foi convertida em um submarino de mísseis de cruzeiro armado com 154 mísseis Tomahawk.
O submarino USS Georgia tem um deslocamento submerso de dezenove mil toneladas e alcança uma velocidade máxima de cerca de 46 quilômetros por hora.
A construção da embarcação começou em abril de 1979. A primeira unidade foi lançada ao mar em novembro de 1982. Graças ao sucesso em diversas missões, o exército dos Estados Unidos continua utilizando e aperfeiçoando o modelo.
Leia mais
Clima de tensão no Oriente Médio
- Além do submarino, o governo dos Estados Unidos já havia anunciado o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln, equipado com caças F-35.
- A Casa Branca quer dissuadir o governo iraniano de um possível ataque que poderia aumentar ainda mais os conflitos na região.
- O Irã prometeu retaliar o assassinado atribuído ao governo israelense do líder do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã, capital do país, no fim de julho.
- Segundo agências de inteligência dos países ocidentais, o regime iraniano poderia lançar uma série de grandes ataques contra Israel nos próximos dias.
- As informações são de O Globo.