O naufrágio do Titanic, em 1912, deixou mais de 1.500 mortos e a história foi eternizada nos cinemas. Mas você sabia que, apesar dos restos do navio ainda estarem no fundo do mar, alguns objetos foram recuperados de dentro da embarcação?
Documentos revelam história incrível de passageira do Titanic
A localização exata do armazém onde estão os objetos é mantida em segredo para proteger o local de possíveis ladrões e preservar o passado. Tudo o que sabemos é que este local fica na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos.
O espaço é administrado pela RMS Titanic Inc, empresa que se dedica à recuperação dos itens. Ao longo dos anos, a companhia resgatou 5.500 objetos do local do naufrágio.
Um dos itens mas valiosos recuperados é uma bolsa de jacaré. A sua dona era uma passageira de terceira classe chamada Marian Meanwell, de 63 anos. Ela estava viajando para os EUA para ficar com sua filha, que havia ficado viúva recentemente.
Dentro da bolsa, estava uma fotografia desbotada, que se acredita ser a imagem da mãe de Marian. Também havia a papelada que ela precisaria para sua nova vida, incluindo uma carta de referência manuscrita do antigo proprietário do imóvel que viveu em Londres. O texto diz: “Sempre achamos a Srta. Meanwell uma boa inquilina, pontual com o pagamento”.
Além disso, foi encontrado um documento que revela que a mulher tinha uma reserva no Majestic, outro navio da empresa White Star Line. No entanto, o cartão mostra que ela transferida para o Titanic, uma decisão que mudaria o destino de Meanwell.
Leia mais
Frascos de perfume e garrafas de champanhe
- Itens que pertenciam a sobreviventes do naufrágio também foram trazidos de volta das profundezas.
- É o caso de diversos frascos de perfume que estavam sendo transportados pelo vendedor Adolphe Saalfeld, que viajava de segunda classe.
- O homem ficou traumatizado após o evento, segundo conta a equipe da RMS Titanic Inc.
- Há também na coleção uma garrafa de champanhe, com a bebida e com a rolha no topo.
- Havia milhares de garrafas a bordo, uma vez que o proprietário do navio queria que seus passageiros de primeira classe experimentassem o máximo do luxo, com decoração suntuosa e a melhor comida e bebida.
- Todos estes objetos ajudam a contar um pouco mais sobre uma das tragédias mais famosas da humanidade.
- As informações são da BBC.