Uma pessoa que consegue completar corretamente os ciclos de sono geralmente acorda com maior disposição e mais revigorada para realizar as tarefas necessárias no dia a dia.
Existe o consenso de que uma noite bem dormida é aquela na qual a pessoa consegue completar 8 horas de sono. Quem consegue dormir durante esse tempo, experimenta cerca de seis ciclos, o que é ideal para acordar bem no dia seguinte.
Recentemente, a influenciadora digital Gabi Brandt publicou um vídeo em seu TikTok dizendo que tem dormido bem desde que descobriu que para acordar melhor, é necessário despertar na hora da troca de um ciclo do sono para o outro. Isso gerou muita curiosidade entre os seus seguidores. Será que é verdade? Além disso, seria realmente possível calcularmos o horário de transição de um ciclo para outro?
O que é ciclo do sono?
Os ciclos de sono realmente existem e são definidos como as fases que o cérebro passa durante uma noite de sono. Em entrevista à CNN Brasil, Lucio Huebra, médico do sono, membro da Associação Brasileira de Sono (ABS), afirmou que durante a noite temos entre 4 e 6 ciclos, com duração de 90 a 120 minutos
Um sono de qualidade tem 4 fases. Na primeira, os músculos relaxam e a temperatura do corpo, junto com a atividade cerebral, começam a diminuir. Já na segunda, os batimentos cardíacos, temperatura do corpo e respiração são reduzidos e, assim, a atividade cerebral fica mais lenta.
A terceira fase é aquela na qual a pessoa entra em um sono profundo. Nesse momento, o corpo fica extremamente relaxado. Ela é essencial para a saúde do sistema imunológico e também para o crescimento. Já a última fase é o sono REM, onde o corpo se mantém relaxado, mas o cérebro volta a funcionar consolidando a memória. Nessa etapa, acontece a maior parte de nossos sonhos.
Leia mais:
Ciclo do sono: como calcular
No vídeo publicado por Gabi Brandt, ela diz que utiliza um aplicativo pago para fazer o cálculo do sono. Assim, diversos seguidores descobriram que pelo ChatGPT também é possível calcular. No entanto, não é possível afirmar que tanto a ferramenta paga pela influenciadora, quanto o ChatGPT são eficientes para dizer o horário de cada ciclo de sono.
Em declaração dada à CNN Brasil, a pesquisadora do Instituto do Sono, Monica Andersen, afirmou que não há comprovação científica sobre a eficácia das ferramentas. O mesmo afirmou Lucio Huebra, que também ressaltou que os ciclos de sono são diferentes ao longo da noite.