Otimizar tempo para identificar problemas e encontrar soluções é o grande desafio para quem trabalha com SEO. Por isso, ferramentas como Ahrefs apresentam ótimas funcionalidades para facilitar o dia a dia desses profissionais.
Entre outras coisas, a ferramenta auxilia na busca de palavras-chave e ajuda a acompanhar os concorrentes e análisar backlinks. Saiba mais sobre o Ahrefs e como funciona.
O que é Ahrefs?
Ahrefs é uma ferramenta criada, a princípio, para fazer uma análise mais detalhada de domínios, focada em estratégias de backlinks. No entanto, hoje a plataforma reúne diversos recursos para facilitar o trabalho de SEO On e Off-Page.
Dessa forma, o Ahrefs possibilita a análise de métricas de link building, como Autoridade de Página e de Domínio, além de levantar dados importantes para o seu planejamento de SEO.
Leia mais
A plataforma é capaz de substituir várias ferramentas, abrangendo: auditoria para analisar melhor seu website, sugestões de ideias de conteúdo e oportunidades de links e rastreamento de suas classificações.
Contudo, a ferramenta é paga e possui diferentes planos de acordo com a liberação de mais e menos recursos. São quatro opções de contratação dos serviços: Lite, Standard, Avançado e Enterprise. Sendo que, ao escolher a opção de pagar anualmente, a plataforma está oferecendo 2 meses grátis.
Por que escolher o Ahrefs como ferramenta de SEO?
De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, a Ahrefs atualiza métricas para 72 milhões de páginas e descobre 1,8 milhões de novas páginas por dia.
Além disso, conta com uma soma de mais de 162,5 milhões de domínios, com 297,6 bilhões de páginas no índice, 17,2 trilhões de backlinks internos e 2 trilhões de backlinks externos.
Por último e o mais importante: a ferramenta analisa mais de 9,6 bilhões de palavras-chave globalmente em 10 motores de busca e em 171 países.
Como funciona Ahrefs?
A Ahrefs funciona como um mecanismo de coleta os dados de sites ou blogs. De forma que, processa, armazena e disponibiliza ferramentas para que as empresas possam trabalhar com essas informações nas suas estratégias de marketing.
Com seu rastreador atuando 24 horas, a plataforma colhe centenas e milhares de páginas da Web, para atualizar seus dados, levantando as palavras-chave relacionadas e mais pesquisadas em tempo real.
Outra funcionalidade aplicada na ferramenta é a análise de perfil de backlinks, do seu site e dos sites de seus concorrentes. Além de te ajudar a encontrar as palavras-chave mais lucrativas para buscas orgânicas e pagas.
A plataforma é tão completa que somente um de seus recursos já reúne três fatores primordiais para o SEO. O Site Explorer do Ahrefs, possui: Pesquisa de tráfego orgânico, Verificação de backlink e Pesquisa de tráfego pago.