Um surto de diarreia aguda atingiu 74 municípios de Goiás nesta semana. Foram mais de 12 mil casos de Doença Diarreica Aguda e outros 160 mil casos isolados registrados. A Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO) revelou, nesta terça-feira (27), o principal responsável pelo surto: o rotavírus.
O aumento dos casos já era esperado entre os meses de julho e setembro, devido ao calor que propicia a circulação do vírus.
Surto de diarreia chegou a 74 municípios de Goiás
De acordo com Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, ao g1, havia algumas suspeitas para o causador do surto de diarreia aguda: uma bactéria transmitida na água e nos alimentos; um vírus transmitido entre pessoas; e parasitas e fungos.
Amorim explicou que, nesses casos, são feitas coletas para analisar a bactéria e os vírus. A partir dos resultados, foi possível pontuar uma predominância dos vírus, entre eles, o rotavírus e o norovírus. O rotavírus foi o principal causador dos surtos deste ano, segundo a SES-GO. O norovírus esteve presente em apenas um surto específico, em uma das cidades.
Em Campos Belos (GO), também foi verificada a contaminação da água de poços particulares com bactéria causadora da diarreia. Ainda assim, a maioria dos casos por lá foi devido ao rotavírus.
Como é a transmissão do rotavírus
De acordo com a superintendente, a doença pelo rotavírus é transmitida por via oral ou fecal. Em alguns casos, crianças ou adultos podem deixar de lavar as mãos depois de ir ao banheiro e contaminar água, alimentos e objetos. Ela recomenda que as pessoas doentes evitem ir ao trabalho ou à escola.
Leia mais:
O que é a diarreia aguda
- A diarreia aguda é um quadro de diarreia súbita, que acomete uma pessoa sem motivo aparente durante alguns dias. Há também os casos crônicos, em que a condição persiste por mais tempo, podendo durar meses;
- O tratamento da diarreia aguda depende do agente causador, mas, no geral, é indicado se manter hidratado e se alimentando com comidas leves, com pouca fibra;
- Entre os sintomas, estão febre, dor e cólicas abdominais, náusea e vômitos. Em alguns casos, há sangue nas fezes.
De acordo com a SES-GO, cinco dos 74 municípios com surtos registrados estão fazendo monitoramento exclusivo para o rotavírus: Goiânia, Rio Verde, Jataí, Aparecida de Goiânia e Anápolis.
Outros 12 estão coletando amostras. Todos possuem unidades de saúde em alerta e monitorando os casos. Veja a lista dos municípios com surto de diarreia aguda:
- Abadia de Goiás;
- Americano do Brasil;
- Anápolis;
- Aparecida do Rio Doce;
- Aporé;
- Araçu;
- Aragoiânia;
- Aurilândia;
- Britânia;
- Buriti de Goiás;
- Cachoeira Alta;
- Cachoeira de Goiás;
- Cachoeira Dourada;
- Caiapônia;
- Caldas Novas;
- Campestre de Goiás;
- Campinorte;
- Campos Belos;
- Catalão;
- Caturai;
- Cavalcante;
- Cezarina;
- Colinas do Sul;
- Córrego do Ouro;
- Corumbá de Goiás;
- Cromínia;
- Damolândia;
- Doverlândia;
- Firminópolis;
- Flores de Goiás;
- Gameleira de Goiás;
- Goianápolis;
- Goiânia;
- Goianésia;
- Goiatuba;
- Gouvelândia;
- Guaraíta;
- Guarani de Goiás;
- Inaciolândia;
- Inhumas;
- Ipameri;
- Itaberaí;
- Maguari;
- Jandaia;
- Jaraguá;
- Joviânia;
- Minaçu;
- Mineiros;
- Monte Alegre de Goiás;
- Mossâmedes;
- Nova Crixás;
- Nova Iguaçu de Goiás;
- Nova Roma;
- Novo Planalto;
- Ouvidor;
- Panamá;
- Perolândia;
- Portelândia;
- Quirinópolis;
- Rialma;
- São João da Paraúna;
- São Miguel do Passa Quatro;
- Sanclerlândia;
- Santa Isabel;
- Santa Tereza de Goiás;
- Santo Antônio de Goiás;
- São Luiz do Norte;
- Senador Canedo;
- Serranópolis;
- Santa Terezinha de Goiás;
- Santa Rita do Araguaia;
- Santo Antônio da Barra;
- Trindade;
- Valparaíso de Goiás.